Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

domingo, 22 de maio de 2011

Confira dicas de como pilotar na chuva



A motocicleta é um veículo ágil e prático, mas no período de chuvas é preciso estar atendo a algumas medidas de segurança para evitar imprevistos. Quando as nuvens encobrem o sol e começam a cair os primeiros pingos, é hora de reduzir a velocidade e colocar em prática alguns princípios básicos que podem reduzir bastante as chances de um acidente, além de estar prevenido com roupas adequadas e saber como reagir em casos de emergência. Essas foram algumas das dicas repassadas por instrutores da Honda do Brasil em um curso realizado em Natal na semana passada.
As primeiras medidas a serem tomadas começam logo durante a previsão de chegada do período de chuvas mais intensas. O ideal é andar sempre com roupas impermeáveis, facilmente encontradas nas lojas de artigos para motociclistas. Com isso, você pode evitar ser pego de surpresa e ficar encharcado a caminho do trabalho, ou de uma reunião importante.
Aos primeiros sinais de chuva é preciso desacelerar calmamente a motocicleta. O motivo é que a água da chuva misturada ao óleo que naturalmente está seco no asfalto, cria uma fina camada deslizante na pista, reduzindo a aderência dos pneus e trazendo riscos tanto para carros quanto para motos. Também é preciso estar atento aos pedestres que estão menos atentos na correria para achar um abrigo ou atravessar a rua rapidamente.
Manter os faróis e lanternas em bom funcionamento e ligados é outro ponto essencial. Mas o pisca alerta só deve ser acionado se o veículo estiver parado. "Isso pode ser feito se a chuva aumentar muito e for necessário parar no acostamento para esperar o tempo melhorar", explica o instrutor Sérgio Rodrigues, da Potiguar Honda. Ele je outros instrutores da Cirne Motos e BR Motos foram os responsáveis por repassar as dicas a profissionais de órgãos públicos, como o batalhão de trânsito, forças armadas e formadores de opinião de Natal e Parnamirim.
"O maior aliado do motociclista na chuva é o cuidado. Confiar em pneus apropriados para chuva ou na experiência em pilotar é outro risco. Se sentir que a moto está 'dançando' na pista ou não respondendo bem aos comandos, é hora de estacionar e aguardar".

Dicas práticas:
- Assim que começar a chover, você deve desacelerar com calma;
- Mantenha distância mínima de três carros do veículo à frente;
- Tome cuidado redobrado com os pedestres;
- Não fazer manobras ou frear bruscamente;
- Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta;
- Faça bom uso dos espelhos retrovisores;
- Se o veículo está "dançando" na pista, diminua a velocidade;
- Se sua moto não está respondendo bem aos seus comandos, pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
* Dn online

Nenhum comentário:

Postar um comentário