Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A importância da abordagem policial

O serviço rotineiro da Polícia Militar é realizado dentro de um planejamento estratégico com objetivo de manter a ordem e de prevenir o cometimento de delitos numa determinada localidade. Nas ações ou operações, o Policial Militar deve agir tecnicamente, conforme os princípios de abordagem.
Respeitados os princípios legais, a ação de aproximar-se de uma pessoa e, baseando-se na fundada suspeita, realizar a busca pessoal (conhecida popularmente como "baculejo" ou a ação de "corrigir"), o Policial está tomando uma atitude preventiva diante da possibilidade de ocorrer alguma ação delituosa.
O artigo 5º, XV, da Constituição Federal, preceitua o direito da livre locomoção em todo território nacional. Grande parte do trabalho diário da Polícia Militar acontece diante da iminência de crime. Cabe à Policia ostensiva restringir, momentaneamente, tal direito de locomoção em benefício da coletividade. Assim, a busca a pessoas e a veículos torna-se justificada mediante um poder de Polícia denominado PODER DISCRICIONÁRIO, que é a ação conforme a oportunidade e conveniência.
No momento em que o Policial Militar determina a uma pessoa que pare e coloque as mãos na cabeça, o cidadão é obrigado a obedecê-lo, pois o policial é investido pelo estado de tal autoridade, no exercício de sua função. Após a busca feita, não encontrando nenhum elemento delituoso, é restabelecido o direito de locomoção do indivíduo abordado. Através deste tipo de procedimento são apreendidas armas de fogo, facas e drogas. A população deve apoiar esta atitude proativa da Polícia Militar, pois a abordagem policial é uma ação indispensável para o pleno serviço da instituição. Enquanto a população dorme, a PM trabalha pelas madrugadas fornecendo segurança às pessoas; enquanto a população curte uma praia ou brinca numa praça, a PM atua preventivamente através das abordagens rotineiras.

2º Tenente PM Luciano
Comandante do Pelotão de Luis Gomes/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário