BRs do RN terão lombadas eletrônicas
Com um atraso de quase seis meses, os primeiros radares e lombadas eletrônicas começam a ser instalados em trechos das BRs 101 e 406 que cortam os municípios de São José do Mipibu, Parnamirim e Natal. Coube ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Consórcio Maxivias, a implantação dos equipamentos. Dos dois pardais instalados, somente um está em funcionamento. É o que regula o índice de aceleração dos veículos próximo à Pousada e Restaurante do Macedo, em São José do Mipibu. O outro ainda está em fase de instalação e fica no entorno do Posto Dudu.
Além destes, duas lombadas eletrônicas já estão em funcionamento. Uma delas nas proximidades da "curva da morte", em Felipe Camarão, e a outra num trecho próximo à rotatória que dá acesso a Pium pela BR-101 (sentido Parnamirim-São José de Mipibu). As placas de sinalização delimitando o limite de velocidade em relação aos radares só foram fixadas no pardal que está funcionando em São José do Mipibu. A velocidade padrão é 80km/h. Já, nas lombadas eletrônicas, o limite máximo é de 60km/h.
No final da manhã de ontem, funcionários da empresa terceirizada pelo Dnit, o Consórcio Maxivias, realizavam testes no radar eletrônico no trecho próximo à entrada do Aeroporto Augusto Severo. Um dos trabalhadores, mesmo sem ter sido indagado, afirmou que não responderia nenhuma pergunta. Entretanto, de acordo com informações divulgadas pelo Dnit em novembro do ano passado, o Rio Grande do Norte receberá 45 avanços de sinal, 23 radares fixos e 29 barreiras eletrônicas.
Essas últimas serão instaladas em pontos das BRs 101, 110, 226, 304, 405, 406 e 427. Quando entrarem em operação na sua totalidade, ainda de acordo com perspectivas do Departamento, cerca de 70% do número de acidentes nas zonas rurais e urbanas poderão sofrer redução. De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até ontem, em todo o Estado, ocorreram 2.647 acidentes com 113 mortes. Um dos trechos mais perigosos é o compreendido entre os Kms 84 e 104 (do viaduto do 4° Centenário ao Complexo Viário de Parnamirim). Somente nesse ponto, já foram aplicadas 7.454 autuações em 2011.
Para o comerciante José Coutinho, que trabalha nas margens da BR-101 em São José do Mipibu, desde que o radar eletrônico entrou em funcionamento há menos de dois meses, a incidência de acidentes diminuiu. "Os atropelamentos e as batidas diminuíram. A população aprova a instalação do radar aqui na região. Quase toda semana tinha uma morte ou um ferido grave por aqui. Os motoristas passavam voando", afirmou.
* Jornal de Fato
Com um atraso de quase seis meses, os primeiros radares e lombadas eletrônicas começam a ser instalados em trechos das BRs 101 e 406 que cortam os municípios de São José do Mipibu, Parnamirim e Natal. Coube ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Consórcio Maxivias, a implantação dos equipamentos. Dos dois pardais instalados, somente um está em funcionamento. É o que regula o índice de aceleração dos veículos próximo à Pousada e Restaurante do Macedo, em São José do Mipibu. O outro ainda está em fase de instalação e fica no entorno do Posto Dudu.
Além destes, duas lombadas eletrônicas já estão em funcionamento. Uma delas nas proximidades da "curva da morte", em Felipe Camarão, e a outra num trecho próximo à rotatória que dá acesso a Pium pela BR-101 (sentido Parnamirim-São José de Mipibu). As placas de sinalização delimitando o limite de velocidade em relação aos radares só foram fixadas no pardal que está funcionando em São José do Mipibu. A velocidade padrão é 80km/h. Já, nas lombadas eletrônicas, o limite máximo é de 60km/h.
No final da manhã de ontem, funcionários da empresa terceirizada pelo Dnit, o Consórcio Maxivias, realizavam testes no radar eletrônico no trecho próximo à entrada do Aeroporto Augusto Severo. Um dos trabalhadores, mesmo sem ter sido indagado, afirmou que não responderia nenhuma pergunta. Entretanto, de acordo com informações divulgadas pelo Dnit em novembro do ano passado, o Rio Grande do Norte receberá 45 avanços de sinal, 23 radares fixos e 29 barreiras eletrônicas.
Essas últimas serão instaladas em pontos das BRs 101, 110, 226, 304, 405, 406 e 427. Quando entrarem em operação na sua totalidade, ainda de acordo com perspectivas do Departamento, cerca de 70% do número de acidentes nas zonas rurais e urbanas poderão sofrer redução. De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até ontem, em todo o Estado, ocorreram 2.647 acidentes com 113 mortes. Um dos trechos mais perigosos é o compreendido entre os Kms 84 e 104 (do viaduto do 4° Centenário ao Complexo Viário de Parnamirim). Somente nesse ponto, já foram aplicadas 7.454 autuações em 2011.
Para o comerciante José Coutinho, que trabalha nas margens da BR-101 em São José do Mipibu, desde que o radar eletrônico entrou em funcionamento há menos de dois meses, a incidência de acidentes diminuiu. "Os atropelamentos e as batidas diminuíram. A população aprova a instalação do radar aqui na região. Quase toda semana tinha uma morte ou um ferido grave por aqui. Os motoristas passavam voando", afirmou.
* Jornal de Fato
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