Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitura vai municipalizar o trânsito

Enquanto a maioria dos municípios brasileiros sofre com a falta de regularidade no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura de Pau dos Ferros prepara-se para instalar a independência financeira. Uma das propostas que vêm sendo discutidas é a municipalização do trânsito, ação comum aos municípios-polos nacionais.
A medida é vista como uma oportunidade, observando-se que o número de veículos que circulam pelas ruas e avenidas do município alto-estano cresceu significativamente, consequência de sua posição de cidade-polo, do ponto de vista educacional, de comércio e de saúde.
Com essa nova realidade, a capacidade dos órgãos estaduais de gerenciar essa nova situação do trânsito tornou-se limitada e os problemas agravam-se a cada dia. Diante disso, em sua última viagem oficial à capital do Estado, o prefeito Leonardo Rego tratou dessa questão em audiência com o diretor do Detran, Érico Vallério Ferreira de Souza, que anunciou sobre substituição dos semáforos já existentes na cidade e implantação de outros.
O diretor anunciou também a instalação de câmeras de monitoramento do trânsito, que serão implantadas na cidade. Outro resultado desse encontro foi o início do estudo do trânsito na cidade. Na última semana, um engenheiro de tráfego do Detran, ao lado de técnicos da Prefeitura e da Polícia de Trânsito, foi até a cidade vistoriar o espaço público de tráfego.
O técnico começou a identificar os locais mais problemáticos da cidade para, em seguida, em um prazo de até quarenta dias, elaborar um relatório do que foi constatado, sugerindo mudanças. O documento deverá conter o projeto de sinalização vertical e horizontal e de logística do trânsito em geral.
"A organização do tráfego de veículos passa a ser uma prioridade da gestão municipal. Vamos viabilizar os meios para a realização das mudanças que forem necessárias", destacou Leonardo Rego.
Outro projeto que será executado é a construção da Avenida Pedro II, localizada atrás da Prefeitura, que vem colaborar no fluxo de veículos no centro da cidade. Também já foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros um projeto de lei que cria um órgão para gerenciamento do trânsito local. A Prefeitura vai ter condições, com o apoio do Governo do Estado, de realizar as mudanças para que o Município tenha condições de efetivar a municipalização do trânsito.
De acordo com o Executivo, o Município assumirá a responsabilidade pelo trânsito, mas, antes disso, vai realizar todas as mudanças para que isso ocorra. "Quando o Município for, efetivamente, assumir o controle do trânsito, ele já estará totalmente preparado para assumir a responsabilidade", finalizou o prefeito.
* Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário