Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Parceria para reduzir acidentes de motos
O gerente de Cidadania do Município, Francisco Carlos, mostrou-se preocupado com a quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de motos em Mossoró, revelada em reportagem do DE FATO na edição de domingo, 17. A reportagem mostra que acontecem 22,5 mortes por cada 100 mil habitantes, colocando Mossoró como a 28a. cidade do país e em 1° lugar no Rio Grande do Norte com o maior número de mortes dessa modalidade.
Segundo Francisco Carlos, as sugestões apresentadas pelo comandante da Polícia de Trânsito de Mossoró, capitão Maximiliano, são valiosas, e que vai convidá-lo para conversar sobre a possibilidade de implantar o projeto nas escolas públicas de Mossoró não só da rede municipal, mas também nas das redes estadual e privada. "Vamos buscar uma parceria com a Polícia de Trânsito para melhor reverter esse quadro", diz.
A sugestão do capitão Maximiliano é que seja implantado em todas as escolas de Mossoró um programa de educação de trânsito, começando nas escolas de ensino fundamental I e II e médio. Na primeira etapa, as crianças conhecem as regras de trânsito em sala de aula. Na segunda etapa, já no fundamental II, as crianças conhecem o trabalho de fiscalização nos arredores da escola, sinalizando ou organizando estacionamento.
Numa terceira etapa, as crianças do ensino fundamental II já acompanham o trabalho dos agentes de trânsito na fiscalização das ruas e blitz. Na última etapa, aplicada para os alunos do ensino médio, Maximiliano disse que os jovens acompanham e participam diretamente das blitze, inclusive com o bloco e caneta para aplicar multas. "Vamos conversar com o comandante sobre essa proposta", destaca Francisco Carlos.
Ainda conforme o gerente de Cidadania, o investimento na educação de trânsito é importante para reduzir o índice de mortes e também os custos com saúde pública. Estima-se que, para cada uma pessoa que morre por acidente, outras dez são feridas e levadas às unidades de saúde para tratamento. "Já estava em nossa mente a ideia de levar educação de trânsito às escolas do município, com essa informação, vamos agilizar o processo", finaliza.
* De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário