Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mecânico dá dicas para quem deixou a revisão do carro para última hora Primeiro feriadão do ano. A intenção, assim que sair do trabalho, é pegar a estrada e relaxar. Mas para que nada dê errado e a viagem seja realmente tranquila, alguns cuidados com o transporte são essenciais. O mecânico David Queiroz dá dicas para quem deixou a revisão para cima da hora, elegendo os pontos mais fundamentais.
Freios, pneus, óleos do motor e da caixa e a troca do filtro desses óleos são, em nível de importância, a opção número um. Fora isso, os carros com direção hidráulica precisam verificar se há a existência de vazamento de óleo.
Queiroz também pede atenção para a parte elétrica do veículo, verificando o bom funcionamento dos faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina. Baterias e alternador, esguicho de limpador de parabrisa e paletas também não podem ficar de fora.
Carros com ar-condicionado devem ter verificado ainda a higienização e o filtro da cabine. "Outro cuidado simples que quase ninguém toma é verificar a validade do extintor de incêndio. Além do risco de esse aparelho não funcionar numa hora de emergência, ainda pode render multa", frisa.
Por último, vão detalhes que podem fazer toda a diferença. Verificar o marcador de combustível, o velocímetro e o encosto de cabeça; veja como anda a situação dos cintos de segurança, dos bancos da frente e os do de trás; e ainda: retrovisores externos e internos devem estar bem fixos.
"Se detectar algum problema de funcionamento mais sério, eu aconselho a não tentar consertar sozinho. O melhor é que o motorista procure uma oficina mecânica especializada, para que a revisão seja feita por um profissional", orienta.
E finaliza: "O ideal é que se fosse à oficina com uma semana de antecedência, mas como todo mundo só deixa para fazer as coisas em cima da hora mesmo, quanto antes você for melhor, porque evita pegar filas e vai ser atendido logo, sem estresse. O planejamento, por mínimo que seja, é essencial".
* O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário