Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Número de mortos nas estradas federais aumenta em quase 130%
O número de acidentes e mortes nas rodovias federais que cortam Mossoró só aumentou com o passar dos anos. Mas com relação especificamente às mortes, os números recentes assustam: crescimento de 129,03% na comparação entre 2010 e 2009.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na segunda maior cidade potiguar foram 71 mortes em 2010 e 31 em 2009: diferença de 40 casos. Pode parecer pouco, mas não é muito abaixo em relação ao índice total do Estado, cuja diferença foi de 51 casos (140 em 2009 para 151 em 2010).
Para se ter uma ideia da dimensão da estatística, no Rio Grande do Norte o aumento no número de pessoas que morreram em acidentes foi de 36,43% - uma diferença mais de três vezes inferior em relação a Mossoró. As informações foram divulgadas pela 4ª Delegacia da PRF.
O mais irônico é que o crescimento na quantidade de acidentes (com ou sem mortes) na capital do Oeste ficou abaixo da média estadual. Enquanto aqui o crescimento no número de colisões foi de 13,71%, no Estado 18,31%.
Para o inspetor Aliathar Gibson, o aumento da frota também foi a principal causa no crescimento da quantidade de acidentes e mortes. Os números do Departamento Estadual de Trânsito no RN (Detran/RN) não o deixam mentir. Mossoró teve um aumento de dez mil veículos nos últimos dois anos: saltou de 90.926 para 100.210 (39.903 são motos, 36.781 carros).
Nesta cidade, diferença entre jovens e adultos no número de acidentes, segundo o inspetor Aliathar Gibson, está ficando equilibrada. "Foi diversificada a quantidade e a gravidade desses acidentes".
O local mais perigoso por aqui é a Avenida do Cotorno, localizada na BR-304. "Essa região é a mais complicada, com pessoas atravessando as ruas e motociclistas imprudentes".
Para solucionar o problema, medidas mais abrangentes seriam necessárias. "A gente tem uma deficiência muito grande de efetivos na PRF, o que dificulta nosso trabalho", diz Gibson, que considera a falta de estrutura da cidade outro grande problema.
Mossoró tem a 15ª maior frota de motocicletas da região nordeste
Mossoró tem a 15ª maior frota da região Nordeste. E é o único entre esses 15 municípios em que o número de motos já supera o de carros. Nas ruas, avenidas e estacionamentos, a sensação é ainda mais desproporcional.
Impressão que se comprova em números. Existem menos de 180 ônibus circulando na cidade. O que gera uma proporção absurda de um ônibus para cada 1.457 pessoas. A consequência direta disso é outra proporção talvez ainda mais absurda: em Mossoró existe uma moto para cada 5,8 pessoas.
Numa comparação com Caruaru, no Agreste de Pernambuco - cidade do interior com o mesmo porte e população e frota semelhantes - fica claro o quanto a ineficiência do transporte público é decisiva para o aumento do número de motos nas ruas.
Caruaru possuiu 50 mil habitantes a mais do que Mossoró e tem quase três vezes mais ônibus: 429. Um para cada 699 pessoas.
* O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário