Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dicas de Trânsito: Cruzamentos entre vias
Em um cruzamento, a circulação de veículos e de pessoas se altera a todo instante. Quanto mais movimentado, mais conflito haverá entre veículos, pedestres e ciclistas, aumentando os riscos de colisões e atropelamentos.
É muito comum, também, a presença de equipamentos como “orelhões”, postes, lixeiras, bancas de jornal e até mesmo cavaletes com propagandas, junto às esquinas, reduzindo ainda mais a percepção dos movimentos de pessoas e veículos.
Assim, ao se aproximar de um cruzamento, independentemente de existir algum tipo de sinalização, você deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade do veículo.
Lembre-se sempre de algumas regras básicas:
• Se não houver sinalização, a preferência de passagem é do veículo que se aproxima do cruzamento pela direita;
• Se houver a placa PARE, no seu sentido de direção, você deve parar observar se é possível atravessar e só aí movimentar o veículo;
• Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo que já estiver circulando na mesma;
• Havendo sinalização por semáforo, o condutor deverá fazer a passagem com a luz verde. Sob a luz amarela você deverá reduzir a marcha e parar. Com a luz amarela, você só deverá fazer a travessia se já tiver entrado no cruzamento ou se esta condição for a mais segura para impedir que o veículo que vem atrás colida com o seu.
Nos cruzamentos com semáforos, você deve observar apenas o foco de luz que controla o tráfego da via em que você está e aguardar o sinal verde antes de movimentar seu veículo, mesmo que outros veículos, ao seu lado, se movimentem.



Analisando o esquema de um cruzamento não sinalizado e aplicando a regra da mão direita, percebe-se claramente que B tem a preferência sobre A, por sua vez A tem a preferência sobre D, este sobre C, que por sua vez tem preferência sobre B.

Um comentário:

  1. Olá,
    Me envolvi em uma colisão em um cruzamento de vias com 3 sinais horizontal de PARE.
    O Carro que colidi, vinha de uma via de sentido único que após o cruzamento tornaria-se via de mão dupla, ele seguia na faixa da esquerda (Ele fazia uma ultrapasagem num carro que entrava na direita dele, isso não posso provar pq não houve testemunhas), direita essa que eu parei no PARE e segui uma vez que ví o carro entrando a minha esquerda, e não tinha ninguém parado no sinal de PARE a minha direita onde é a mão dupla, já estava cruzando a via quando surgiu o carro na qual raspou no capô e capotou por 3 vezes.
    Pra pioram a Ciptran não colocou o terceiro pare no B.O, me disseram que não mudam, nunca mudaram e nem irão corrigir o B.O.
    Por favor me ajudem!!
    Não tenho como lutar com advogado de seguradora.
    Vídeo do Jornal:
    http://www.youtube.com/watch?v=IW0OQhS8MjE
    Fotos: https://picasaweb.google.com/belkizz/25DeAgostoDe2011#5644644382404354194

    ResponderExcluir