Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os “12 Mandamentos” do motociclista
Veja algumas recomendações para evitar acidentes nas estradas e vias urbanas.
1 Verifique a calibragem dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as benga­­las dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre à mão a CNH e o CRLV; utilize o protetor de pernas (mata-cachorro) e a antena anticerol.
2 Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente; botas ou sapados reforçados e luvas.
3 Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 Conheça e respeite a sinalização.
6 Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes. Redobre a atenção e reduza a velocidade, principalmente nos cruzamentos sem sinalização.
7 Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos.
10 Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote.
11 É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.
Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário