Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pontos perigosos, atenção redobrada
Simples, objetivo e direto. Nos centros urbanos, um dos principais locais onde acontecem acidentes de trânsito são os cruzamentos. Em Mossoró, 12 são os pontos onde o choque entre veículos é cada vez mais frequente. De acordo com dados do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), 875 acidentes ocorreram entre janeiro e agosto de 2010. Somente nas áreas urbanas com danos matérias, 510 colisões foram registradas - a grande maioria envolvendo carros e motos.
Nesses cruzamentos, como na Avenida Dr. João Marcelino com a Juvenal Lamartine, onde muitas vezes falta sinalização, 327 acidentes deixaram vítimas fatais ou com escoriações. Números cada vez mais preocupantes para a Pedagoga da Gerência de Trânsito (GETRAN), Maribel Checcucci. A falta de organização não pode ser justificada pela falta de atenção e respeito dos motoristas: "A maioria das pessoas acham que apenas a sinalização já resolve tudo. Quando a gente sabe que há necessidade de cuidados na direção defensiva, atenção redobrada e perícia", comenta a pedagoga.
Por outro lado, os acidentes em cruzamentos podem acontecer com freqüência onde há sinalização. O que isso significa? Para a pedagoga, alguém não respeitou as regras básicas de circulação e conduta. "Se as regras fossem seguidas à risca não teríamos os chamados acidentes de trânsito. Boa parte destas ocorrências acontece devido à falta de atenção, que é um fator fundamental no trânsito. Isto sem falar de imprudência e imperícia", complementa.
Os dados estatísticos indicam que cada vez mais os usuários da via pública não sabem dividir o espaço público, atribuindo o problema sempre aos outros. A falta de respeito à sinalização nesses cruzamentos também coloca em risco a vida dos pedestres. A vendedora Joana Lins aprova o trabalho da Getran nos cruzamentos, mas comenta que muitos motoristas não estão respeitam a sinalização. "As pessoas ainda são muito mal educadas, são poucos os que respeitam a hora da gente passar", reclama.
PREFERÊNCIA
Segundo o art. 13 do Código Nacional de Trânsito, tratando-se de cruzamento não sinalizado, "prevalece a preferência de passagem do veículo que provém da direita, e não daquele que trafega por via de maior movimento", esclarece o artigo.
Fonte: Jornal de Fato (27/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário