Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dinâmica do impacto
A preocupação com uma velocidade adequada diz respeito principalmente ao risco de uma colisão, que, dependendo da relação entre velocidade e energia do impacto, pode ser fatal. Numa colisão veicular, podem ocorrer, até simultaneamente, três diferentes tipos de impacto:
• Do veículo contra o obstáculo propriamente dito (outro veículo, poste, muro, árvore, etc.).
• Dos ocupantes contra as partes internas do veículo (cabeça/tórax contra volante/painel de instrumentos, etc.).
• Dos órgãos internos dos ocupantes contra sua estrutura óssea (cérebro contra caixa craniana, coração/pulmão contra caixa torácica, etc.)
O sistema geral de proteção aos ocupantes de um automóvel, em caso de acidente de trânsito, é composto por:
• Carroceria: sua deformação estrutural absorve a energia do impacto inicial, reduzindo o que será sofrido pelos ocupantes do veículo.
• Dispositivo de retenção (cinto de segurança, principalmente): por meio da elasticidade do cadarço, absorve mais uma parte da energia que eventualmente não pôde ser absorvida pela deformação da carroceria, distribuindo o restante pelas partes mais fortes do corpo humano (clavícula e pélvis).
• Estrutura do corpo humano: nossas próprias características físicas e anatômicas devem suportar a energia remanescente, em um nível que não gere lesões graves aos órgãos internos capazes de acarretar em risco de morte.
Fonte: Revista CESVI Ano 13 Nº 68 (p. 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário