Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Novo sistema de leis melhora a segurança no trânsito
Objetivando melhorar ainda mais o trânsito no Brasil, novas leis, modernos equipamentos de segurança obrigatórios e campanhas de educação estão a caminho.
Entre as “regras”, está em pauta a obrigatoriedade de dispositivos de retenção adequados às crianças até 7 anos e meio.
É imprescindível educar os motoristas sobre a importância do uso de itens de segurança no carro. A determinação entrou em vigor no início deste mês.
A partir de 2014, todos os veículos automotores serão, obrigatoriamente, submetidos a teste de impacto e terão espelhos maioresFreios ABS e airbag serão obrigatórios para todos os veículos automotores até o ano 2014 e até a “área de visibilidade” dos retrovisores externos terá de crescer, a fim de reduzir os chamados “pontos cegos”.
Não obstante algumas determinações ainda não estejam em vigor, há projetos em desenvolvimento de acordo com normas futuras.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu recentemente algumas advertências curtas, com até seis palavras, para serem usadas em campanhas publicitárias de automóveis e motocicletas. EXEMPLO: “faça revisões em seu veículo regularmente”. A medida está em vigor desde o dia 03 de agosto.
“Mesmo melhorando a frota, com veículos mais eficientes, é preciso educar o cidadão sobre a necessidade de manutenção do carro e utilização correta de itens que salvam vidas, como o cinto de segurança traseiro”, explicita Marcus Romaro, gerente técnico do CESVI (Centro de Estudos Automotivos).
É incontestável, a formação de condutores e profissionais do trânsito também está na ordem do dia. Novos instrutores de autoescolas terão de fazer curso de 120 horas. A “resolução”, publicada em agosto passado, aguarda normatização.
Segurança
n1 . Instalação de OBD (sistema de check-up que alerta toda vez que houver componentes com mau funcionamento prejudicando o motor do carro e, em decorrência, aumentando a emissão de poluentes). A informação deve ser projetada no painel de instrumentos do carro. Em vigor.
n2 . Espelhos retrovisores externos com área de visibilidade ampliada. A instalação será gradual, mas o componente maior já está presente em novos projetos, como o do Novo Fiat Uno, recentemente lançado no Brasil. Em vigor a partir de 2012.
n3 . Freios ABS e Airbag: o sistema de antitravamento das rodas e a bolsa de ar deverão equipar todos os carros lançados a partir de 2012. As fábricas de carros terão mais 2 anos para equipar os modelos comercializados atualmente. Em vigor a partir de 2014.
n4 . Teste de impacto : veículos lançados a partir de 2012 terão de passar por provas, a fim de verificar a eficiência da estrutura da carroceria e a integridade da bomba de combustível. Até 2014, os carros existentes também serão avaliados. Em vigor até 2014.
Fiscalização
n 1 . Mudanças nas regras: aulas práticas noturnas de direção, com 5 horas, estarão entre as 20 obrigatórias, terão de ser ministradas entre 18,30 hs e 22,00 hs nas Capitais. No horário de verão, o período irá das 19,30 hs às 22,30 horas. Em vigor.
n 2 . Películas escuras: a fiscalização verifica selo colado nos vidros. Não são permitidas películas com menos de 75% de transparência no para-brisa; 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos laterais e vigia traseiros. Um aparelho está sendo homologado para auxiliar a medição. Infração é considerada “grave” (5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69). Em vigor.
n 3 .Uso do dispositivo de retenção: cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança. Dispensa do equipamento em veículos de transporte escolar está sendo revista. A falta resulta em multa de R$ 127,69 e 5 pontos há CNH. Em vigor.
n 4 . Mensagens educativas: o Denatran recomenda que alertas sobre manutenção e cuidados ao volante sejam veiculadas em propagandas de carros e motos. Em vigor.
n 5 . Regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete: profissionais terão que fazer cursos reconhecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e passar por atualização a cada 5 anos. Entre as exigências está o uso de coletes com faixa refletiva e antena “corta-pipas” nas motos. Em vigor a partir de dezembro.
Fonte: Tribuna do Norte (17/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário