Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Impunidade no trânsito

No Brasil, as leis que tratam das mortes no trânsito causadas pela associação entre álcool e direção são brandas, e raramente há punição.
Já nos EUA, o responsável por uma morte no trânsito que estiver dirigindo embriagado pega 20 anos de cadeia. Na Inglaterra, são 14 anos de prisão.
Em 2008, 45% dos 38 mil acidentes de trânsito em território nacional foram causados por motoristas alcoolizados. A revista Veja diz que essa porcentagem também é alta em outros países, mas a diferença no Brasil fica por conta da impunidade.
No Brasil, 95% das mortes no trânsito causadas por motoristas embriagados são classificadas como homicídios culposos (cometido sem a intenção de causar a morte, mas por negligência, imprudência ou imperícia), o que corresponde a no máximo quatro anos de prisão. No caso de réu primário, essa pena pode ser cumprida em regime aberto. Mesmo nos casos de acidentes considerados homicídios dolosos (cometido voluntariamente, com intenção de causar a morte), que preveem punições mais severas, os responsáveis costumam se valer de habeas-corpus para se manter em liberdade.
* Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário