Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Campanha orienta para paz no trânsito em Mossoró


A avenida Presidente Dutra foi palco ontem de campanha educativa de trânsito, realizada pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN). O trabalho faz parte da Semana da Criança e visa conscientizar para salvar vidas, sobretudo de crianças.
É que acidente de trânsito é a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para ajudar a mudar essa realidade, a campanha de ontem, na avenida Presidente Dutra, orientou condutores e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
A atividade ocorreu entre 15h e 17h, com abordagens aos condutores para distribuição de panfletos educativos sobre a importância de seguir as regras de trânsito, já que os acidentes vitimam anualmente cerca de 50 mil pessoas, daí a importância das orientações fornecidas no trabalho.
É o caso da obrigatoriedade do uso de cadeirinha para crianças de até quatro anos; assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e cinto de segurança, no banco de trás, para crianças entre 7 e 10 anos. Segundo o Denatran, o uso correto de cadeirinha reduz em até 71% os riscos de morte em acidente.
Em relação aos pedestres, a campanha orientou para a necessidade de atravessar na faixa. É que 74% dos pedestres atravessam fora da faixa e mais de 49 mil pessoas são atropeladas por ano no Brasil
Os motociclistas também receberam atenção especial, já que acidentes com motociclistas representam 45% dos custos com internação hospitalar e cerca de 80% das ocorrências de trânsito de Mossoró envolvem motociclistas.
Os educadores também alertaram para o perigo da combinação entre álcool e direção, sobretudo para a juventude, advertindo que 400 mil jovens perdem a vida no trânsito por ano no mundo, e as principais causas são consumo de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade.
Além da abordagem para distribuição de panfletos, a atividade de ontem também contemplou visita à minicidade de trânsito, localizada no Centro Educacional de Trânsito, na loja Motoeste Honda, parceira da iniciativa. Participaram alunos de escolas públicas de Mossoró, agentes de trânsito e educadores do Detran.
* O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário