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sábado, 24 de julho de 2010

CONSTRUÇÃO DA BR-110
Ordem de serviço será assinada dia 10.
Campo Grande - O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Fernando Rocha, do Rio Grande do Norte, anunciou para o dia 10 de agosto a assinatura autorizando o início das obras de construção da BR-110, trecho de 79 quilômetros que compreende entre as cidades de Mossoró e Campo Grande, passando pelo Centro de Upanema.
A licitação foi concluída nesta semana. A empresa vencedora foi a Delta Construções, apresentando proposta no valor de R$ 84,358 milhões. A previsão do projeto inicial da obra, apresentado no início deste ano na Câmara Municipal de Upanema pelo Dnit, era de a obra precisar de aproximadamente R$ 90 milhões para ser concluída.
O empreendimento faz parte da segunda fase do PAC, lançado pelo presidente Lula nesta segunda-feira em Brasília. Na ocasião de lançamento do edital, que aconteceu na Câmara Municipal de Upanema/RN, o superintendente do Dnit, Fernando Rocha, esclareceu que, após a ordem de serviço, o prazo previsto de conclusão da obra é de dois anos.
Na ocasião, afirmou também que a superintendência já tem experiência no processo de desapropriação de terras e licenciamento de jazidas para agilizar o processo, já que terá que negociar aproximadamente 80 desapropriações antes de construir a rodovia. A obra é considerada fundamental para desenvolver especialmente a região de Upanema, aproveitando o potencial hídrico da Barragem de Umari, inaugurada há quase dez anos.
A BR-110 foi implantada em 1957, ligando os municípios de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba. No fim da década de 70, o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos houve apenas pequenas intervenções de pequeno porte. A população espera a pavimentação desse trecho da rodovia há aproximadamente 40 anos.
O segmento a ser pavimentado está localizado entre o entroncamento da BR 304-B (km 51) e o município de Campo Grande (km 129), onde está prevista também a construção de duas pontes e todos os bueiros. A rodovia terá 9,5m de largura com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal.
A "Estrada do Sal", como é conhecida, é de grande importância para a região Oeste, com uma cultura de cajueiros concentrados entre os rios Apodi e Piranhas, sendo responsável por 66% de área colhida no Estado e a concentrada atividade de exploração de petróleo e sal. Agora, além deste potencial, a BR-110 vai proporcionar o desenvolvimento da agricultura irrigada nas áreas irrigáveis na região de várzea e chapada da região de Upanema.
Fonte: Jornal de Fato

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