Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os crimes da Década

O papel da mídia na definição da sensação de segurança é muito grande, de modo que uma notícia propagada por dois ou três emissoras de televisão podem gerar um caos de insegurança. É pautado principalmente no que a mídia dá destaque que podemos elencar os “Crimes da Década”, ações criminosas – ou relacionadas ao crime – que chamaram a atenção das pessoas, gerando espanto, medo e expectativa. É lamentável que apenas uns poucos episódios sejam usados novelescamente para gerar audiência, em detrimento de inúmeras outras tragédias que não geram discussões sérias o suficiente para gerar a suficiente indignação, com consequentes medidas preventivas. O Abordagem Policial traz neste post os crimes que mais repercutiram na década que está se findando (clique nos títulos para ler sobre o fato):
2000
Ônibus 174
“O sequestro do ônibus 174 é um episódio marcante da crônica policial do Rio de Janeiro, no Brasil. No dia 12 de Junho de 2000, às quatorze horas e vinte minutos, o ônibus da linha 174 (Central–Gávea) da empresa Amigos Unidos ficou detido no bairro do Jardim Botânico por quase 5 horas, sob a mira de um revólver, por Sandro Barbosa do Nascimento, vítima da antiga Chacina da Candelária. Uma refém foi morta, bem como Sandro, o sequestrador.”

2001


- Sequestro de Sílvio Santos
“Em 21 de agosto de 2001, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, foi seqüestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Depois de alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O seqüestrador Fernando Dutra Pinto acabou sendo perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais. Sem ter para onde ir, acabou invadindo a casa de Silvio Santos no dia 30 de agosto; o apresentador estava na sala de ginástica fazendo exercícios. O seqüestrador manteve Silvio e toda sua família como reféns.”

2002

- Suzane Von Richthofen mata os pais
“O Caso Richthofen é um processo polêmico que chocou a opinião pública brasileira. Uma das rés, Suzane Louise von Richthofen, foi acusada de ter planejado a morte dos próprios pais, com o auxílio do então namorado Daniel Cravinhos e de seu irmão, Cristian Cravinhos. O júri do caso entendeu que Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas que poderia ter resistido e evitado o crime.”

2006

- Ataques do PCC
Em 2006, o Brasil assistiu abismado a uma série de atentados promovidos pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital, o “PCC”, tendo à época Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola, como seu principal líder. Centenas de pessoas foram mortas (muitas delas policiais). Ônibus foram incendiados, bancos e unidades policiais sofreram atentados. As penitenciárias paulistas entraram em rebelião de modo simultâneo, o que foi copiado por unidades prisionais de outros estados brasileiros onde o PCC atuava.
PS: Nossos “Crimes da Década” se referem necessariamente aos crimes contra a vida, de responsabilidade principalmente das polícias estaduais, por isso não incluímos os crimes de corrupção cometidos por engravatados.
Fonte: abordagempolicial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário