Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Polícia registra três acidentes por dia

Pau dos Ferros - O trânsito em Pau dos Ferros é tão caótico que a Polícia Estadual de Trânsito registra três acidentes por dia. A reportagem do JORNAL DE FATO acompanhou o trabalho da Polícia de Trânsito em uma destas ocorrências no Centro da cidade, ao meio-dia de ontem. Dos acidentes, 80% apenas com pequenos danos materiais acontecem geralmente no Centro da cidade.
O município de Pau dos Ferros tem aproximadamente 28 mil habitantes e polariza outros 40 do Alto Oeste Potiguar, Alto Sertão da Paraíba e região do Vale do Jaguaribe do Estado do Ceará. Os principais atrativos do município são: comércio, bancos, saúde e educação. Com o aumento dos serviços no setor de educação, o número de habitantes de cidades vizinhas circulando na cidade aumentou.
O crescimento econômico é visível na construção civil e na chegada de grandes empresas como o Supermercado Queiroz. Para o presidente da Câmara Manoel Florêncio (PMDB), o município de Pau dos Ferros vive um ótimo momento. O prefeito Leonardo Rêgo (DEM) concorda com o legislador. O presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Raimundo Rêgo, também atesta este crescimento.
Porém, tanto o Executivo, Legislativo e o representante do comércio reconhecem que é preciso ordenar as ruas. Este processo, segundo informa o chefe de Gabinete da Prefeitura Alexandre Aquino, deve acontecer com a implantação do Plano Diretor da Cidade, um processo difícil que vai começar no próximo dia 16, com lançamento previsto no auditório da Câmara Municipal.
O Plano Diretor abrange todas as áreas do município. O Trânsito na cidade foi eleito por todos os setores da sociedade com prioridade absoluta, tamanho são os transtornos gerados pela desorganização no Centro da cidade, especialmente nos horários de pique, quando o comércio está em plena atividade, entrando e saindo dezenas de carros alternativos transportando pessoas de mais de 40 cidades.
Além disto, a cidade também enfrenta um sério problema. Segundo o subcomandante da Polícia de Trânsito de Pau dos Ferros, tenente Luciano Cruz, a presença de carretas pesadas passando pelo Centro da cidade, na Avenida da Independência, torna o trânsito ainda mais tenso, perigoso e em alguns momentos difícil até de ser controlado, pois são todos ao mesmo tempo com o mesmo objetivo.
Ontem, acompanhamos o trabalho da Polícia de Trânsito numa ocorrência exatamente na Avenida da Independência. No local, o vendedor Antônio Silveira, pilotando uma moto Titan preta, placa MZA-9514, licenciada para Pau dos Ferros, bateu na lateral de um Gol Preto, dirigido pelo motorista aposentado Francisco Moura Cesário. Três policiais foram atender a ocorrência.
No local, um policial percebeu que havia um Ducato (veículo que faz transporte alternativo), não tinha placa. Quando checou com o motorista, percebeu que este não tinha CNH para dirigir tal veículo. Quando chegou a documentação, percebeu-se também que estava atrasado. Na mesma ocorrência, os policiais de trânsito apreenderam uma moto Titan vermelha, placa MZC 4880, licenciada para Pau dos Ferros, sendo pilotada por um menor, transportando outros dois menores sem capacete.
É evidente que somente três policiais não deram conta de tanto trabalho. O próprio subcomandante Cruz foi ajudar na ocorrência. O motorista e o motoqueiro acidentados fizeram exames de bafômetros e foram resolver a questão no Posto da Polícia de Trânsito. O motoqueiro alega que estava certo e o motorista do gol também. A Polícia de Trânsito desconfia que o motorista do Gol fez uma manobra precipitada, avançando a preferencial do motoqueiro. "Ainda não podemos dar um resultado da perícia, pois precisamos confrontar as informações", informa o subcomandante Cruz.
ATAREFADOS
A Companhia de Polícia de Trânsito de Pau dos Ferros tem 20 policiais, um veículo e duas motos. São responsáveis pelo trânsito de 36 cidades da região, o que corresponde a mais ou menos 120 mil habitantes. Soma-se o problema de contingente e as poucas viaturas, ao fato de só haver 20 litros de combustíveis para os carros rodarem as 36 cidades. O resultado: trânsito é o que mais mata na região.
Subcomandante Cruz aponta soluções
Na opinião do subcomandante Luciano Cruz, para reduzir os acidentes é preciso que a Ciretran e a Prefeitura Municipal sinalizem e organizem as ruas da cidade, definindo precisamente onde os mototaxistas poderão trabalhar e os alternativos poderão desembarcar e embarcar passageiros que vêm e vão para mais de 40 cidades da região. É preciso também recuperar os sinais de trânsito.
Segundo o aspirante Cruz, circula no município de Pau dos Ferros 12 mil veículos, sendo que 50% deste total são motos. Nesta contabilidade, não consta inúmeras carretas que passam em Pau dos Ferros transportando, principalmente, sal de Mossoró para a região Centro Oeste do País. Também não constam inúmeros veículos que vêm de outras cidades para Pau dos Ferros diariamente.
Neste caso, a solução observada pelo aspirante Cruz é o Governo Federal investir no Anel Viário da cidade. Sem o Anel Viário, a solução tem sido desviar as carretas da Avenida da Independência, passando ao lado da Igreja Matriz, em frente à Caixa Econômica e à Prefeitura, seguindo até a RN de acesso a BR-405, próximo à Rodoviária Federal. Nem todos os carreteiros fazem este percurso e terminam quebrando na Avenida da Independência, perto da Telern.
O De Fato esteve nas ruas da cidade, principalmente nos pontos mais críticos, como na Praça Nelson Maia, perto da Câmara Municipal. Neste local, dezenas de transportes alternativos da região de José da Penha e de Alexandria estacionam para pegar e deixar passageiros destas regiões. Como não existe sinalização e nem controle deste fluxo de veículos, pequenos acidentes são registrados diariamente.

Fonte: Matéria publicada no Jonal de Fato do dia 07/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário