Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Por qual rodovia eu vou?
Fugir dos buracos, da falta de sinalização e das curvas perigosas são alguns dos objetivos de quem vai pegar a estrada. Quando vai sair de casa rumo a uma viagem de maior extensão, o motorista se pergunta: por qual rodovia eu vou?
Nesta semana, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou o resultado de sua pesquisa anual sobre as condições das rodovias de todo o Brasil. Um estudo que pode ser bastante útil para quem vai viajar.
Para contribuir ainda mais com os viajantes, a reportagem do JORNAL DE FATO também foi acompanhar in loco as condições de algumas rodovias que ligam Mossoró a outras cidades e estados. O que foi visto pela reportagem vai de encontro ao apontado pela pesquisa CNT.
Na BR-110, no trecho sentido Mossoró/Areia Branca, o asfalto está em bom estado, mas os motoristas precisam estar atentos à falta de sinalização e também às muitas curvas. Um trecho de asfalto, à altura do KM 53, restaurado há pouco tempo, encontra-se completamente sem sinalização horizontal. Além disso, existem curvas que "são verdadeiros pontos cegos", como relatou o caminhoneiro catarinense
O mesmo cenário é encontrado no trecho da BR-304 - a única rodovia que corta o RN em estado geral bom para a CNT - que liga Mossoró a Natal, onde o asfalto está em ótimas condições, mas a sinalização e a geometria deixam a desejar. O asfalto bom, a falta de sinalização e as curvas perigosas formam um tripé perigoso, conforme advertiu o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aliathar Gibson.
As rodovias BR-110 e BR-405 são as que estão em condições mais precárias no tocante à sinalização, o que levou a PRF a solicitar intervenção do Ministério Público Federal (PRF). "Nessas rodovias, já foram registrados acidentes por conta da falta de sinalização", relatou o inspetor.
Aliathar Gibson orientou os motoristas a redobrar a atenção nos pontos não-sinalizados ou de curvas. "A ausência de sinalização pode desorientar o motorista, fazendo com que ele invada a contramão", alertou, acrescentando que diminuir a velocidade é o mais indicado nos trechos sinuosos.
Nas rodovias estaduais, as condições de tráfegos são ainda mais complicadas. Apenas uma - RN-118 -, de todas as rodovias administradas pelo Governo do Estado, não teve o seu estado considerado ruim ou péssimo. Além de mal sinalizadas e sinuosas, as RNs também são estreitas e têm a mata invadindo o seu asfalto.
As RNs 405, que liga Mossoró a Upanema, e 117, que liga Mossoró a Governador Dix-sept Rosado, são sinônimos de perigo. "Moro na zona rural de Governador Dix-sept Rosado, mas tenho comércio em Mossoró e todos os dias trafego na RN-117, que é bastante perigosa, com suas curvas, animais na pista e, ainda, a invasão do mato", contou a comerciante Maria Luzia de Freitas.
O major Gomes, do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), disse que a geometria e a sinalização das rodovias estaduais não condizem com as regras de trânsito. Segundo ele, em alguns trechos, a sinalização está colocada de forma inadequada, principalmente em giradouros, como o da Gongorra, de Apodi e do Hotel Thermas. "Nesses pontos, não existe geometria de segurança da via", advertiu o major.
Gomes orientou os condutores a só pegar a estrada com total conhecimento da condição do trânsito, "que significa conhecer as leis de trânsito, evitando assim entrar em giradouro com sinalização inadequada e, consequentemente, acidentes".
As orientações dos profissionais do trânsito são claras. Agora, é só revisar o veículo e pegar a estrada, mas, repito, com cuidado.
Fonte: Jornal de Fato (27/09/2010)

Estado diz que pesquisa é subjetiva

Para o Governo do Estado a pesquisa da CNT que classificou quase todas as rodovias estaduais do Rio Grande do Norte como ruins ou péssimas é subjetiva. O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN), José D'Arimatéia Fernandes, disse que a metodologia adotada pela CNT na pesquisa não retrata a realidade das condições das rodovias. Ele destacou que 85% das estradas foram restauradas a partir de 2003. "Não estou falando de tapar buracos, mas de restauração", observou.Apesar de contestar a pesquisa, D'Arimatéia reconheceu que as rodovias do Estado têm graves problemas de sinuosidade "por terem sido construídas há muitos anos". "A maioria de nossas estradas foi construída nos anos 70, 80 com outra metodologia de engenharia, que visava aproveitar melhor os escassos recursos", argumentou.D'Arimatéia afirmou que o DER está executando um programa para diminuir a sinuosidade das estradas, a fim de melhorar a segurança do tráfego.Com relação à sinalização, também considerada ruim ou péssima em quase todas as rodovias, D'Arimatéia informou que as principais estradas serão sinalizadas horizontal e verticalmente através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).

Fonte: Jornal de Fato (27/09/2010)
Pontos perigosos, atenção redobrada
Simples, objetivo e direto. Nos centros urbanos, um dos principais locais onde acontecem acidentes de trânsito são os cruzamentos. Em Mossoró, 12 são os pontos onde o choque entre veículos é cada vez mais frequente. De acordo com dados do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), 875 acidentes ocorreram entre janeiro e agosto de 2010. Somente nas áreas urbanas com danos matérias, 510 colisões foram registradas - a grande maioria envolvendo carros e motos.
Nesses cruzamentos, como na Avenida Dr. João Marcelino com a Juvenal Lamartine, onde muitas vezes falta sinalização, 327 acidentes deixaram vítimas fatais ou com escoriações. Números cada vez mais preocupantes para a Pedagoga da Gerência de Trânsito (GETRAN), Maribel Checcucci. A falta de organização não pode ser justificada pela falta de atenção e respeito dos motoristas: "A maioria das pessoas acham que apenas a sinalização já resolve tudo. Quando a gente sabe que há necessidade de cuidados na direção defensiva, atenção redobrada e perícia", comenta a pedagoga.
Por outro lado, os acidentes em cruzamentos podem acontecer com freqüência onde há sinalização. O que isso significa? Para a pedagoga, alguém não respeitou as regras básicas de circulação e conduta. "Se as regras fossem seguidas à risca não teríamos os chamados acidentes de trânsito. Boa parte destas ocorrências acontece devido à falta de atenção, que é um fator fundamental no trânsito. Isto sem falar de imprudência e imperícia", complementa.
Os dados estatísticos indicam que cada vez mais os usuários da via pública não sabem dividir o espaço público, atribuindo o problema sempre aos outros. A falta de respeito à sinalização nesses cruzamentos também coloca em risco a vida dos pedestres. A vendedora Joana Lins aprova o trabalho da Getran nos cruzamentos, mas comenta que muitos motoristas não estão respeitam a sinalização. "As pessoas ainda são muito mal educadas, são poucos os que respeitam a hora da gente passar", reclama.
PREFERÊNCIA
Segundo o art. 13 do Código Nacional de Trânsito, tratando-se de cruzamento não sinalizado, "prevalece a preferência de passagem do veículo que provém da direita, e não daquele que trafega por via de maior movimento", esclarece o artigo.
Fonte: Jornal de Fato (27/09/2010)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010


Parabéns pra você!
Os parabéns pra você de hoje vai para um dos policiais de maior destaque do Trânsito de Pau dos Ferros, trata-se do Soldado Lino, uma das pessoas mais ilustre do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual. Lino ingressou na Gloriosa Polícia Militar em 26 de Julho de 1999, cursando o Curso de Formação de Soldado no 2º Batalhão da Polícia Militar em Mossoró. Já está no trânsito a mais de cinco anos, sendo motivo de elogios pelos seus superiores e toda população pauferrense.
Desejamos ao Soldado Lino toda sorte de felicidades junto aos amigos e familiares, que continue trilhando este caminho de sucesso!
Semana Nacional de Trânsito em Pau dos Ferros
Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, o comando da Polícia Rodoviária Estadual está promovendo diversas blitzes educativas em torno da cidade de Pau dos Ferros a fim de conscientizar e orientar a população com relação ao uso adequado da cadeirinha, assento de elevação e uso do cinto de segurança. O objetivo é reduzir os números de vítimas fatais e lesões graves ocasionados pelo não uso ou o uso incorreto dos itens de segurança.




Comandos educativos marcam Semana Nacional do Trânsito
Os motoristas que trafegaram ontem pela manhã na rótula do conjunto Santa Delmira (zona oeste) foram abordados durante o primeiro Comando Educativo, atividade que marca a Semana Nacional de Trânsito.
A ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento de Polícia Rodo-viária Estadual e Gerência de Trânsito do Município está resultando em uma série de ações educativas para os motoristas.
Neste ano, o tema escolhido foi "Cinto de segurança e Cadeirinha - Salva Vidas". A escolha do assunto foi motivada pelas mais de 34 mil multas aplicadas de janeiro a agosto deste ano.
A Semana Nacional de Trânsito constitui uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo principal é despertar na população a necessidade de prevenção de acidentes, através de obediência às leis do trânsito, e contribuir com a sociedade para que esta tome consciência.
Fonte: Jornal de Fato (23/09/2010)

sábado, 18 de setembro de 2010

A Polícia Militar de Martins deflagra "Operação Morpheu"
A Polícia Militar de Martins deflagrou neste domingo a Operação Morpheu, que visa coibir o crime de pertubação do sossego alheio, através de poluição sonora causada por sons de veículos ou de estabelecimentos comerciais.
É comum a queixa por parte de vizinhos que se sentem prejudicados com o alto volume dos sons. Visando diminuir a quantidade de denúncias, a PM de Martins fez um estudo estatístico para constatar quais os locais que tem um maior índice de reclamações e a partir daí resolveu agir dentro da legalidade.
De posse de um decibelímetro digital, o Policial Militar faz a aferição do aparelho de som, regulando até a altura permita. Em uma primeira abordagem o policial solicitará educadamente que o som seja desligado ou tenha seu volume reduzido. No caso do não atendimento, o som será apreendido e o proprietário do equipamento será autuado em flagrante delito.
A população de Martins já vem sentindo a diferença e está atenta para denunciar quem insistir em cometer a infração.
"A operação está surtindo efeitos positivos graças a colaboração e compreensão do cidadão martinense. A poluição sonora é um dos crimes que mais geram ocorrências durante um fim de semana na cidade, e sendo combatida desta maneira, o mal está sendo cortado pela raíz", afirma o Ten. Daniel, comandante do policiamento local
Fonte: Blog oguardiaodaserra
Dado Dolabella tem carteira de motorista apreendida
Parado na madrugada de ontem durante uma blitz da Lei Seca, na Gávea, no Rio de Janeiro, o ator Dado Dolabella teve sua carteira de habilitação apreendida depois de se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Segundo o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, Dado recebeu uma multa de R$ 957 pela recusa e, para reaver o documento, terá que entrar com recurso no Detran. O ator não levava a documentação do veículo, uma caminhonete Dodge Ram 2.500. E, por circular sem o certificado, levou uma multa de R$ 53,20.
Fonte: Do portal Uai
4º DPRE faz campanha educativa em Martins/RN
A serra de Martins/RN recebeu a visita de Policiais Militares do 4º DPRE (Distrito de Polícia Rodoviária Estadual) de Pau-dos-Ferros, do Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR),sob o comando do Cap. Cavalcanti que realizaram uma campanha educativa de trânsito na cidade. Os policiais contaram com o apoio operacional dos militares do Pelotão de Martins-RN, sob o comando do Ten. Daniel.
A campanha educativa ocorreu em diversos pontos da cidade e teve como principal objetivo educar os condutores, orientando sobre a importância dos documentos de porte obrigatório, bem como ítens de segurança. Não houve nenhuma autuação.
Segundo o Cap. Cavalcanti, comandante do 4ºDPRE, a campanha ocorrerá a cada dia 15 e 30 de cada mês, e será dado um prazo de 2 meses para os equipamentos de segurança (capacetes, retrovisores, etc) e de 6 meses para quem for tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os principais assuntos tratados foram: uso da cadeirinha no transporte de crianças, quantidade de passageiros em uma motocicleta, equipamentos de segurança, documentação, uso de placas, condução por menores ou pessoas sob estado de embriaguez, etc.
Fonte: Blog Oguardiãodaserra
Policial rodoviário aplicava golpes para financiar a própria candidatura
O chefe substituto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcelo Lessa, já é considerado foragido da Justiça no Rio de Janeiro. Ele é acusado de chefiar uma quadrilha que contava com toda a cúpula da corporação, que foi afastada por determinação da Justiça nesta sexta-feira (17).
Segundo o delegado Marcelo Daemon, o inspetor Marcelo Lessa era responsável por um esquema que liberava veículos irregulares apreendidos na Via Dutra, para bancar a própria campanha política.
A Polícia Federal fez buscas na casa do inspetor Marcelo Lessa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e apreendeu documentos que comprovam o golpe. Duas pessoas foram presas: o assessor dele, Antônio Márcio Rodrigues de Matos, e o chefe do posto da polícia rodoviária da Pavuna, inspetor Erly Simões. O superintende da Polícia Rodoviária, Carlos Hamilton Pinheiro, é acusado de facilitar o golpe.
Fonte: CorreioBraziliense.com.br
Campanha da Semana Nacional do Trânsito tem lançamento oficial hoje no auditório do Sesi
Começa amanhã em toda a cidade um grande trabalho educativo visando a segurança no trânsito. A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito será realizada hoje, a partir das 15h, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi) e acontece simultaneamente em todo o país. O principal objetivo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) na realização da campanha é reduzir o número de mortes provocadas por acidentes. Este ano o tema da campanha será "Cinto de segurança e cadeirinha".
Desde a última quarta-feira Mossoró deu início às atividades alusivas à campanha com a realização de oficinas educativas em escolas particulares. Dados nacionais mostram que os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos, por isso boa parte das ações realizadas pela Gerência Executiva de Trânsito (Getran) serão direcionadas a esse público.
"Durante toda a semana, do dia 20 ao dia 25, realizaremos 24 palestras em escolas para crianças do 1º ao 5º ano e também em empresas, nas instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no IFRN", informa Maribel Checcucci, pedagoga da Getran e responsável pela programação. A gerência contará ainda com o apoio das equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) para a realização de comandos educativos em quatro bairros da cidade.
"As equipes estarão reunidas em quatro comandos educativos entregando panfletos, cartilhas, adesivos e tirando dúvidas dos motoristas a respeito do uso das cadeirinhas para as crianças", diz Maribel. Os locais escolhidos para a realização desse trabalho foram o Alto de São Manoel, Santa Delmira, Santo Antônio e Alto da Conceição. Outras equipes ainda realizarão atividades educativas com demonstração do uso da cadeirinha no Mossoró West Shopping, onde também serão distribuídas camisetas da campanha.
"Vamos aproveitar para atrair as crianças, mostrando com brinquedos educativos como ser consciente no trânsito e também fazer demonstrações do uso das cadeirinhas", informa a pedagoga. No último dia, sexta-feira (25), a equipe estará na praça Rodolfo Fernandes, Praça do Pax, a partir das 9h, realizando o mesmo trabalho educativo.
Fonte: Jornal O Mossoroense (18/09/2010)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Novo sistema de leis melhora a segurança no trânsito
Objetivando melhorar ainda mais o trânsito no Brasil, novas leis, modernos equipamentos de segurança obrigatórios e campanhas de educação estão a caminho.
Entre as “regras”, está em pauta a obrigatoriedade de dispositivos de retenção adequados às crianças até 7 anos e meio.
É imprescindível educar os motoristas sobre a importância do uso de itens de segurança no carro. A determinação entrou em vigor no início deste mês.
A partir de 2014, todos os veículos automotores serão, obrigatoriamente, submetidos a teste de impacto e terão espelhos maioresFreios ABS e airbag serão obrigatórios para todos os veículos automotores até o ano 2014 e até a “área de visibilidade” dos retrovisores externos terá de crescer, a fim de reduzir os chamados “pontos cegos”.
Não obstante algumas determinações ainda não estejam em vigor, há projetos em desenvolvimento de acordo com normas futuras.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu recentemente algumas advertências curtas, com até seis palavras, para serem usadas em campanhas publicitárias de automóveis e motocicletas. EXEMPLO: “faça revisões em seu veículo regularmente”. A medida está em vigor desde o dia 03 de agosto.
“Mesmo melhorando a frota, com veículos mais eficientes, é preciso educar o cidadão sobre a necessidade de manutenção do carro e utilização correta de itens que salvam vidas, como o cinto de segurança traseiro”, explicita Marcus Romaro, gerente técnico do CESVI (Centro de Estudos Automotivos).
É incontestável, a formação de condutores e profissionais do trânsito também está na ordem do dia. Novos instrutores de autoescolas terão de fazer curso de 120 horas. A “resolução”, publicada em agosto passado, aguarda normatização.
Segurança
n1 . Instalação de OBD (sistema de check-up que alerta toda vez que houver componentes com mau funcionamento prejudicando o motor do carro e, em decorrência, aumentando a emissão de poluentes). A informação deve ser projetada no painel de instrumentos do carro. Em vigor.
n2 . Espelhos retrovisores externos com área de visibilidade ampliada. A instalação será gradual, mas o componente maior já está presente em novos projetos, como o do Novo Fiat Uno, recentemente lançado no Brasil. Em vigor a partir de 2012.
n3 . Freios ABS e Airbag: o sistema de antitravamento das rodas e a bolsa de ar deverão equipar todos os carros lançados a partir de 2012. As fábricas de carros terão mais 2 anos para equipar os modelos comercializados atualmente. Em vigor a partir de 2014.
n4 . Teste de impacto : veículos lançados a partir de 2012 terão de passar por provas, a fim de verificar a eficiência da estrutura da carroceria e a integridade da bomba de combustível. Até 2014, os carros existentes também serão avaliados. Em vigor até 2014.
Fiscalização
n 1 . Mudanças nas regras: aulas práticas noturnas de direção, com 5 horas, estarão entre as 20 obrigatórias, terão de ser ministradas entre 18,30 hs e 22,00 hs nas Capitais. No horário de verão, o período irá das 19,30 hs às 22,30 horas. Em vigor.
n 2 . Películas escuras: a fiscalização verifica selo colado nos vidros. Não são permitidas películas com menos de 75% de transparência no para-brisa; 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos laterais e vigia traseiros. Um aparelho está sendo homologado para auxiliar a medição. Infração é considerada “grave” (5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69). Em vigor.
n 3 .Uso do dispositivo de retenção: cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança. Dispensa do equipamento em veículos de transporte escolar está sendo revista. A falta resulta em multa de R$ 127,69 e 5 pontos há CNH. Em vigor.
n 4 . Mensagens educativas: o Denatran recomenda que alertas sobre manutenção e cuidados ao volante sejam veiculadas em propagandas de carros e motos. Em vigor.
n 5 . Regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete: profissionais terão que fazer cursos reconhecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e passar por atualização a cada 5 anos. Entre as exigências está o uso de coletes com faixa refletiva e antena “corta-pipas” nas motos. Em vigor a partir de dezembro.
Fonte: Tribuna do Norte (17/09/2010)
DER explica pesquisa sobre estradas no interior do RN
O diretor geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER-RN), José D’Arimatéia Fernandes, disse ontem que a pesquisa sobre a qualidade da malha viária do Rio Grande do Norte “é verdadeira” quando expõe as deficiências das estradas quanto ao quesito segurança, como falta de acostamento, sinuosidade do traçado e falta de sinalização das pistas. No entanto, observou que a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, que classifica como “ruim ou péssimo” o estado de 42,8% das rodovias pesquisadas, “tem conotação que em parte é subjetiva”, porque os 273 km das estradas estaduais tidas como em situação ruim ou péssima em relação as condições de tráfego, só diz respeito a 8,58% da malha pavimentada do Estado.
Fernandes explicou que existe uma política no Brasil de se fazer licitações especificamente para construções, recuperações ou restaurações de estradas, mas ele diz que no Rio Grande do Norte já se planeja adotar uma experiência recente do governo federal, de realizar licitações para a construção de rodovias, mas já com o planejamento de longo prazo para que, no mesmo contrato, a mesma empreiteira vencedora da concorrência pública também fique responsável pela manutenção. “A empresa recebe o pagamento mensal para isso”.
Para Fernandes, vai chegar o dia em que haverá uma placa na estrada, como o telefone 0800 ou tipo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que o usuário telefonará avisando que existe buraco tal, em estrada tal, para ser feito serviço de recuperação.
O diretor geral do DER ainda explicou que a maioria dessas estradas foi construída entre os anos 70 e 80 e que se planeja a melhoria em algumas delas, conforme a expansão econômica da região. “Essas estradas foram projetadas e feitas para o tráfego da época”, diz ele, daí, a largura máxima entre 5 metros e 6,5 metros.
O diretor de Obras e Operação do DER, Caio Múcio da Rocha Pascoal, também exemplificou que naquele tempo, as estradas eram construídas seguindo o divisor de água, “porque não havia muitos recursos” evitava construir pontes e outras obras de arte por economia de recursos financeiros. Segundo ele, o governo está com um projeto de 400 km de interligação de rodovias estaduais e que todas elas terão dez metros de largura, sete para a pista e 1,5 metro para cada lado de acostamento.
Fonte: Tribuna do Norte
Polícia impede balada em posto de combustíveis
Três pessoas foram presas na madrugada desta sexta-feira em uma operação da Polícia Civil na Estrada Pirajussara-Valo Velho, no Jardim Mitsutani, Zona Sul da capital paulista. No local, na região do Campo Limpo, fica um posto de combustíveis onde acontecia uma balada a céu aberto, incomodando os vizinhos. Dos três presos em flagrante, dois estavam com uma moto roubada. O terceiro é suspeito de ter cometido três estupros.
Imagens gravadas no começo do mês mostram o que ocorria no local. Todas as quintas-feiras, centenas de pessoas se reuniam para dançar, beber e se exibir em frente ao posto - empinando motos, arrastando carros e até dando cavalo de pau. Tudo isso com a Polícia Militar por perto.
Nesta madrugada, o movimento no posto foi só de clientes. Um alívio para quem mora no bairro. Os moradores têm até medo de se identificar. Um deles conta que já ligou mais de 15 vezes para a polícia. Agora, quer levar a família embora.
- Muita bagunça, muita prostituição. E assim, eu saí da minha residência, eu contei 35 a 36 cápsulas de cocaína vazia na minha residência - conta o morador.
- Infelizmente, eu vou ter que ir embora, vou ter que abandonar o lar que eu construí com muito esforço e trabalho, vou ter que ir embora -
A polícia diz que a situação agora será diferente, já que vai ficar no bairro até que o problema seja resolvido.
- A gente está buscando combater o tráfico de drogas, inibir o aglomerado de pessoas, a perturbação do sossego, a obstrução de vias e também já combatendo os delitos que acontecem. Roubo, furtos de automóveis, de motocicletas - explica o tenente da PM René Sérgio Surjus Júnior.
Outro ponto de encontro é em uma praça próxima ao posto. Segundo a polícia, os jovens se reúnem para beber e usar drogas. Também nesta madrugada, por volta de 1h, a situação era tranquila - policiais faziam a segurança do bairro. Os moradores, entretanto, dizem que não costuma ser assim.
- A quantidade de policiamento é bem menor, bem menor mesmo - diz um deles.
- Então, às vezes a população reclama, mas não chega até a gente. Qualquer ato irregular ela pode ligar 190 ou no disque-denúncia, 181, que a gente vai se preparar, vai estar ciente e vai tomar providência pra que seja restabelecida a ordem - diz Surjus Júnior.
Fonte: Da Agência O Globo
Polícia Civil realiza operação em frente ao Frasqueirão
A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira (17) uma operação em frente ao estádio Frasqueirão, no conjunto Alagamar, em Ponta Negra, com apoio de três delegacias especializadas e duas distritais. A operação, denominada Xeque-Mate, consiste na realização de uma blitz de fiscalização para verificar documentos de regularização dos veículos, de mercadorias e também, apreender armas.
A operação é coordenada pelo delegado Ulysses de Souza, com apoio dos delegados César Rodrigues, 10ª DP, e Luís Lucena, da 15ª DP. Cinquenta policiais estão participando da ação, que conta com a participação do Detran e da Secretaria de Tributação. A Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas e a Delegacia Especializada em Assistência ao Turista e Meio Ambiente estão presente.
Na manhã desta sexta-feira (17), a blitz acontece em frente ao Frasqueirão. No período da tarde, a operação acontece em outro ponto de Natal, ainda não revelado. O objetivo é fiscalizar a procedência de veículos e mercadorias, além de realizar apreensões de armas de fogo. Até às 10h, duas motocicletas foram apreendidas com irregularidades tributárias. A polícia também flagrou o transporte de mercadorias sem comprovação fiscal.
Fonte: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR