Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acidentes envolvendo motocicletas
Rafael Fernandes - Por volta das 18hs30min de ontem (29), foi registrado um acidente de trânsito na BR 405 envolvendo as motocicletas CG 150 de placa MYR 1783/RN, que era conduzida por José Eudes da Costa, e uma Honda ML de MZM 2265/RN, cujo condutor não foi identificado. José Eudes sofreu lesões corporais sendo socorrido para o Hospital Regional em Pau dos Ferros, já o outro envolvido fugiu sem prestar socorro.
São Francisco do Oeste – Por volta das 21hs35min (29), foi registrado outro acidente de trânsito, este na rua Manuel Alves Granjeiro, Centro da cidade. Abraão Lincoln Maia, perdeu o controle de sua motocicleta Yamaha YBR de placa NNP 9993/RN, vindo a cair, sofrendo escoriações pelo corpo, sendo socorrido para o Hospital Regional em Pau dos Ferros.
* Com informações do blog nossoparanarn

segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Parabéns aos Policiais Militares do Alto Oeste Potiguar
O blog transitopaudosferros presta a devida homenagem a todos os policiais militares que bem tem desenvolvido sua missão Constitucional de manter a Ordem Pública no Alto Oeste Potiguar, pois de acordo com o que tem acompanhado pela mídia blogueira da nossa região, o número de motos roubadas tem crescido bastante, no entanto, a Polícia tem dado uma resposta à altura, porquanto o número de motos recuperadas é bastante satisfatória, principalmente para os proprietários que vêem seus bens recuperados mediante o duro trabalho enfrentado pelos Policiais Militares, mesmo com o sacrifício da própria integridade física.
Parabéns nobres Policiais do Alto Oeste Potiguar pelo louvável espírito guerreiro, continuem acreditando no valor profissional!

Final de Semana com mais acidentes na Região Oeste Potiguar
Lucrecia – Por volta das 20hs50min (28), foi registrado um acidente de trânsito no Sítio Cacimba de Cima, zona rural do município. A pessoa de Francisco das Chagas Filgueira sofreu escoriações pelo corpo, mas não corre risco de morte.
Rafael Godeiro - por volta das 12hs20min (27), foi registrado um grave acidente de trânsito, no contorno da RN 116, que liga as cidades de Patu à Rafael Godeiro. O Sr. Paulo Cortez, 67 anos, conduzia uma moto Trax, cor vermelha, sem placa, quando manobrou no contorno sem a devida atenção, momento em que foi colhido por uma Hillux de placas MMR 1514/RN, conduzida pelo advogado Feliz Gomes Neto, que reside em Mossoró/RN. Após a colisão o Sr. Paulo foi socorrido pelo condutor da Hillux para o Hospital de Patu, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para Natal, capital do Estado, o mesmo apresentava fraturas nos membros superiores e inferiores.
Rafael Fernandes - Por volta das 13hs20min (27), a Secretária de Educação do Município de Rafael Fernandes, Maria Neuda Lopes Maia, veio a capotar seu veículo, um Fiat Uno Mille de placas KGW-0036, quando trafegava pela BR 405, altura do KM 156, sentido Pau dos Ferros à Rafael Fernandes.
A Secretária de Educação disse que sentiu uma forte dor de cabeça, vindo a perder o controle da direção, momento em que veio a capotar seu veículo. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros realizou os primeiros socorros, socorrendo a vítima para o Hospital Regional em Pau dos Ferros.
Segundo informações, ela sofreu apenas escoriações leves, não correndo risco de morte. Além do policiamento local, também se fizeram presente no local do ocorrido policiais do 4º Distrito de Policial Rodoviária Estadual, a fim de realiza os procedimentos de praxe.
* Com informações do blog nossoparanarn

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os crimes da Década

O papel da mídia na definição da sensação de segurança é muito grande, de modo que uma notícia propagada por dois ou três emissoras de televisão podem gerar um caos de insegurança. É pautado principalmente no que a mídia dá destaque que podemos elencar os “Crimes da Década”, ações criminosas – ou relacionadas ao crime – que chamaram a atenção das pessoas, gerando espanto, medo e expectativa. É lamentável que apenas uns poucos episódios sejam usados novelescamente para gerar audiência, em detrimento de inúmeras outras tragédias que não geram discussões sérias o suficiente para gerar a suficiente indignação, com consequentes medidas preventivas. O Abordagem Policial traz neste post os crimes que mais repercutiram na década que está se findando (clique nos títulos para ler sobre o fato):
2000
Ônibus 174
“O sequestro do ônibus 174 é um episódio marcante da crônica policial do Rio de Janeiro, no Brasil. No dia 12 de Junho de 2000, às quatorze horas e vinte minutos, o ônibus da linha 174 (Central–Gávea) da empresa Amigos Unidos ficou detido no bairro do Jardim Botânico por quase 5 horas, sob a mira de um revólver, por Sandro Barbosa do Nascimento, vítima da antiga Chacina da Candelária. Uma refém foi morta, bem como Sandro, o sequestrador.”

2001


- Sequestro de Sílvio Santos
“Em 21 de agosto de 2001, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, foi seqüestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Depois de alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O seqüestrador Fernando Dutra Pinto acabou sendo perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais. Sem ter para onde ir, acabou invadindo a casa de Silvio Santos no dia 30 de agosto; o apresentador estava na sala de ginástica fazendo exercícios. O seqüestrador manteve Silvio e toda sua família como reféns.”

2002

- Suzane Von Richthofen mata os pais
“O Caso Richthofen é um processo polêmico que chocou a opinião pública brasileira. Uma das rés, Suzane Louise von Richthofen, foi acusada de ter planejado a morte dos próprios pais, com o auxílio do então namorado Daniel Cravinhos e de seu irmão, Cristian Cravinhos. O júri do caso entendeu que Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas que poderia ter resistido e evitado o crime.”

2006

- Ataques do PCC
Em 2006, o Brasil assistiu abismado a uma série de atentados promovidos pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital, o “PCC”, tendo à época Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola, como seu principal líder. Centenas de pessoas foram mortas (muitas delas policiais). Ônibus foram incendiados, bancos e unidades policiais sofreram atentados. As penitenciárias paulistas entraram em rebelião de modo simultâneo, o que foi copiado por unidades prisionais de outros estados brasileiros onde o PCC atuava.
PS: Nossos “Crimes da Década” se referem necessariamente aos crimes contra a vida, de responsabilidade principalmente das polícias estaduais, por isso não incluímos os crimes de corrupção cometidos por engravatados.
Fonte: abordagempolicial.com

SOLDADO TEVE SEU CARRO ROUBADO DURANTE A MADRUGADA
O soldado Rejanildo estava com alguns amigos no CAIS 43, na praia de Areia Preta, quando foi vítima de grupo de 6 pessoas armadas.
Os criminosos levaram seu carro, um Palio Cinza, NNJ-9846.
O soldado Rejanildo pertence ao efetivo da 2ª CIA / 9º BPM, sendo bastante respeitado e querido por todos os companheiros, o mesmo coordena uma Campanha Natalina dentro da Polícia Militar, que visa entregar brinquedos às crianças carentes.
SD MOISÉS
O soldado Moisés pertencente à mesma companhia, foi abordado no último sábado a noite por 3 criminosos, quando chegava em casa.
Ao entrar na casa, para roubar os pertences, foi visto que Moisés era policial e que tinha pertencido à ROCAM, o mesmo relatou que apanhou bastante e foi forçado a beber água do sanitário.
Os criminosos fizeram o soldado de refém, e o levaram no seu próprio veículo a uma região de mata fechada.
Ao chegar no local o colocaram de joelhos e deflagraram um tiro em sua nuca, ao cair mijaram em sua cabeça.
Neste momento o soldado fingia que estava morto.
Depois de humilharem, saíram do local.
O soldado Moisés aproveitou o momento e correu para dentro da mata fechada. Ao perceberem que o soldado estava correndo, o três, armados de 12, começaram a atirar na direção do soldado.
Após algumas horas dentro da mata, o soldado conseguiu um refúgio e avisou à polícia.
SUSPEITO ESTÁ PRESO
Na manhã desta terça-feira, 23, os Policiais Rodoviários do GTOR prenderem em uma abordagem, João Maria Porcino Freire, vulgo “BAU”, 30 anos.
O mesmo conduzia uma moto HONDA POP, e estava usando colete e um revólver calibre 38.
Indícios apontam a participação deste cidadão, no caso do Soldado Moisés.
Fonte: caboheronides.blogspot.com
USO DE CAPACETE SERÁ OBRIGATÓRIO EM CARAÚBAS/RN
Por volta das 09hs00min do dia 23, aconteceu no Fórum de Caraúbas-RN, uma audiência que contou com a presença do Capitão Brilhante, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, o Tenente Passos, comandante do 2º Pelotão de Caraúbas, o Dr. Flávio (Promotor) e a Juíza Aline, onde ficou acordado a obrigatoriedade do uso do capacete por parte dos motociclistas, como também a intensificação na fiscalização aos crimes de trânsito naquela cidade.
De início será realizado um trabalho educativo informando sobre a importância do uso do capacete.
Fonte: gtcmossoro.blospot.com
Projeto torna colete refletor equipamento obrigatório no trânsito
Brasília – DF (10.11). Projeto de lei prevê obrigatoriedade do condutor de veículo usar colete refletor quando for obrigado a parar seu automóvel ou motocicleta na pista.
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Brasília – DF (10.11). A Câmara analisa o Projeto de Lei 6966/10, do deputado Fernando Chucre (PSDB-SP), que obriga o condutor de veículo a usar colete refletor quando for obrigado a parar seu automóvel ou motocicleta na pista. O desrespeito à regra será considerado como infração grave, sujeita a multa.
O uso do equipamento será necessário quando o condutor estiver fazendo sinalização do problema aos outros motoristas que trafegam na pista, para facilitar que ele seja visto pelos outros motoristas e evitar acidentes. A especificação da norma será responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Emergências
De acordo com a Resolução 36/98 do Contran, ao parar o veículo no acostamento ou na faixa de rolamento das vias por causa de alguma emergência o condutor deve acionar o pisca-alerta e colocar o triângulo a, pelo menos, 30 metros do veículo.
Para Chucre, no entanto, "em algumas situações, nas quais as condições de visibilidade do ambiente ficam prejudicadas, essa sinalização parece não ser suficiente para evitar a ocorrência de acidentes". Segundo ele, "o problema se agrava quando percebemos que, muitas vezes, o pisca-alerta do veículo continua desligado ou o triângulo não é posicionado em distância adequada".
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 781/07, do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), que torna o colete refletor equipamento obrigatório dos veículos. As propostas tramitam em caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
Celular, agente de alto risco na direção veicular
A modernidade leva ao conforto, facilidade, comunicação e muita vez coloca o ser humano em condição de risco e produz o surgimento de situação adversa.
Os mais jovens dominam com mais facilidade e rapidez a tecnologia. Por isso são os usuários mais comuns do celular, em consequência as maiores vítimas de acidentes quando na direção veicular.
O celular, o radio comunicador são exemplos típicos que utilizados em determinados momentos são capazes de gerarem acidentes. Hoje, mandar torpedos, digitar no mini computador são atividades absurdas que se constata na direção veicular.
Nessa condição o condutor recebe múltiplas informações de maneira continuada, analisa e reage. O tempo nesse processamento é mínimo. O uso do celular aumentará em muito o tempo de resposta. Pior, serão respostas mecânicas.
Quando se está ao volante, ao tocar o celular isto produz no seu proprietário o fenômeno surpresa e a busca imediata ao equipamento, isso acompanhado de intensa ansiedade. A mão é retirada do volante em busca do telefone, quando só deveria desligar-se do volante para mudança de marcha ou para acessar acessórios no painel, é o que determina a legislação. Desde o toque inicial do aparelho o indivíduo desconecta-se da direção, leva 4 a 5 segundos para fazer o contato e se estiver a 100 Km/h terá percorrido 120 metros sem atenção para os 360° que lhe cercam, ficando restrito a visão dianteira.
Ao mesmo tempo surgem as perguntas: quem será? O que quer? A desconexão aumenta quando escuta quem fala. A concentração é desmantelada. Sem perceber, a velocidade é reduzida. O motorista passa a ter uma direção automatizada. Faz os movimentos necessários sem a percepção do que está fazendo. Não observa riscos. No intercâmbio das informações fica mais ansioso.
Cai mais a atenção, concentração, controle das emoções e o raciocínio. Aumenta em quatro vezes a possibilidade de acidente. Prova é que se indagarmos do motorista o que havia no seu trajeto ele não saberá relatar com detalhes. Não teve como armazenar o que viu no trajeto, tamanho era o desvio da atenção para o interlocutor.
Interessante que mesmo após a interrupção da ligação mantém-se por algum período a desconexão, desatenção com a direção veicular. Isso ocorre em decorrência do retrospecto e raciocínio feito pelo motorista dentro do tema abordado pelo interlocutor. É quando também ocorrem os acidentes, imediatamente após ter desligado o celular.
Vários países já têm o celular, fone e viva voz como equipamentos avessos à direção veicular por serem geradores de desatenção e de colisões. Legislações específicas proíbem o uso.
Estatísticas nos Estados Unidos mostram que apenas 2% da população é capaz de executar duas ou mais atividades simultaneamente.
Na direção veicular os acidentes acontecem em frações de segundo. Movimentos e desvio de atenção certamente concorrerão para o sinistro.
Ao adentrar o veículo por medida de segurança temos a obrigação de desligar qualquer meio de comunicação para mantermos a concentração naquilo que estará sendo executado. O celular receberá as ligações e armazenará os contatos. Parado, em situação de total segurança, acionaremos o celular para refazermos contatos, ver e mandar torpedos.
A segurança de todos nós depende de cada um.
Dirceu Rodrigues Alves Júnior. Médico, Diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego www.abramet.com.br
Fonte: transitobrasil.org
Mutirão DPVAT supera meta de acordos em Caicó
Foi obtido o percentual de 96% em conciliações, em demandas que envolviam vítimas de algum tipo de acidente no trânsito.
O Mutirão DPVAT, realizado nesta semana em Caicó superou a média de acordos, que estava sendo esperada pela Comissão Estadual pela Conciliação. Foi obtido o percentual de 96% em conciliações, em demandas que envolviam vítimas de algum tipo de acidente no trânsito.
As 18 bancas de conciliadores, instaladas no Fórum Amaro Cavalcanti, que funciona na chamada 'Cidade Judiciária', em Caicó, conseguiram realizar 420 audiências, que envolveram as vítimas de algum sinistro e os advogados da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, que coordena o fundo financeiro do benefício.
Desta forma, foram contabilizados 2 milhões de reais em acordos, no mutirão, que foi o segundo do ano. O primeiro ocorreu em Mossoró, na última terça-feira (23).
De acordo com o juiz Cleófas Coelho, que integra a coordenação da comissão estadual pela conciliação, o mutirão DPVAT vem sendo planejado desde o último mês de julho. “O propósito final não é reduzir processos no Judiciário. Queremos obter soluções para os casos”, definiu.
Fonte: no minuto.com
Instrutores de auto-escolas planejam paralisar trânsito na Ponte Newton Navarro
Há oito anos sem receber aumento e jornadas de trabalho que chegam a 16 horas por dia. Essa é a realidade dos instrutores das auto-escolas, que vão paralisar o trânsito, às 9h desta sexta-feira (26), na Ponte Newton Navarro, sentido Redinha-Praia do Forte.
A paralisação tem como objetivo reivindicar por melhores condições de trabalho e salário. Em Natal, um instrutor recebe um salário mínimo e três reais por aula, enquanto que em Mossoró é cobrado cinco reais. Além disso, eles são os responsáveis por abastecer o veículo da auto-escola.
De acordo com um dos líderes do movimento, que preferiu não se identificar, “o protesto será observado pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CRPE) e visa chamar a atenção para o trânsito caótico da capital, que é reflexo também da desmotivação dos instrutores na formação de novos motoristas”. No entanto, o capitão Augusto Alves, comandante do 1º Distrito da CPRE, e o secretário-adjunto da Semob Haroldo Maia afirmaram desconhecer qualquer tipo de mobilização na Ponte Newton Navarro.
O secretário ainda afirmou que não pode se pronunciar nem contra nem a favor do protesto e que tem apenas que garantir a mobilidade. “O código de trânsito é bem claro e, se a paralisação for promovida com veículos, a Semob vai tomar as medidas cabíveis no que diz respeito ao código”, avisou Haroldo.
A Grande Natal tem aproximadamente 60 auto-escolas e 600 instrutores credenciados pelo Detran. Anualmente, eles pagam uma taxa de R$ 216 reais pelo credenciamento. Segundo o instrutor que falou com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o órgão é omisso e não dá qualquer tipo de apoio à classe. “Não sabemos a quem reclamar. O Detran não nos acoberta, sofremos repressão dos proprietários das auto-escolas, que ameaçam demitir quem participar de protestos. O trânsito está defasado em Natal porque os instrutores não têm mais ânimo para trabalhar”, explicou.
Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quadrilha invade casa em Caraúbas, faz arrastão e foge no carro das vítimas
Cinco bandidos invadiram uma residência na praia de Caraúbas, litoral Norte do estado, fizeram um arrastão e fugiram no carro dos donos da casa. A quadrilha era formada por três homens e duas mulheres e agiu por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira (24).
O sargento Kleber, da Polícia Militar, conta que os assaltantes chegaram a casa, renderam os proprietários e os trancaram em um quarto. Com as vítimas presas, a quadrilha começou a roubar os pertences que estavam na residência. Levaram a geladeira, um gelagua, forno microondas, fogão, televisor, entre outros aparelhos.
O bando colocou os objetos no veículo das vítimas, uma caminhonete F1000, placas MXY 3588, e fugiu. Mas policiais militares identificaram o carro na estrada de Santa Rita e começaram a persegui-lo.
A perseguição durou até a rua Acaraú, no Panatis, zona Norte de Natal, onde houve uma troca de tiros. Os bandidos saíram da F1000 e fugiram a pé, pulando muros de casas e deixando todo os objetos frutos do assalto para trás. Nenhum dos cinco foi encontrado ou identificado até o momento.
Fonte: DN ONLINE

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Fiscalização de Trânsito em Marcelino Vieira/RN
Policiais do Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR) do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, com sede em Pau dos Ferros, estiveram na manhã de hoje (22) no município de Marcelino Vieira, distante 430 km da capital do Estado, desenvolvendo um trabalho de fiscalização de trânsito, em especial a condução de veículo automotor por parte de adolescente, conforme foi solicitado pelo Poder Judiciário daquela cidade.
Foi possível realizar diversas abordagens, mas segundo os policiais do GTOR, na oportunidade, não foi possível flagrar nenhum adolescente conduzindo veículo. Também foi possível puxar a G1 dos veículos abordados, a fim se saber se tinham alguma queixa de furto ou roubo. A população daquela cidade elogiou o trabalho dos policiais, informando que era preciso que se realizasse tal operação mais vezes.

Parabéns pra você
Os parabéns pra você de hoje vai para o Cabo Alcione do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (4º DPRE).
Os integrantes daquela Unidade de Polícia desejam ao Cb Alcione votos de felicidades e apreços por mais esta data natalícia, que continue desenvolvendo seu trabalho com dedicação e afinco, bem servindo a sociedade pauferrense.
Que neste dia possa aproveitar com toda sorte de saúde junto aos seus amigos e familiares e desfrutar da amizade e carinho de todos que compõe o 4º DPRE.

domingo, 21 de novembro de 2010

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é comemorado neste domingo
No Brasil, data reforça a necessidade de reduzir mortes em acidentes. Cerca de 38 mil brasileiros perderam a vida no trânsito em 2008, dos quais 82% eram homens
Neste domingo, 21 de novembro, será lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, data criada em outubro de 2005 pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) para estimular governos a realizar ações de mobilização em prol da redução de lesões e, especialmente, os óbitos provocados por acidentes. No Brasil, o Ministério da Saúde produziu peças publicitárias com o mote: “As vítimas do trânsito não podem ser esquecidas jamais”. Os materiais destinados a subsidiar ações de prefeituras estão disponíveis para download no site www.saude.gov.br/svs. Foram disponibilizados banner, cartaz e um spot de rádio. Também serão divulgadas informações por e-mail marketing e em rede sociais, como Facebook, Orkut e Twitter.
Os dados de mortalidade no Brasil reforçam a necessidade de prevenir acidentes. Somente em 2008, 38.273 brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito, dos quais 82% do sexo masculino. Em 2007, os óbitos totalizaram 37.407.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente no trânsito e que até 2030 esse número suba para 2,4 milhões. Mais de 90% dos acidentes com vítimas fatais ocorrem em países de baixa e média renda, que concentram 48% da frota mundial de veículos. Os usuários mais vulneráveis são pedestres, motociclistas e ciclistas. Os dados mostram também que 44% dos países no mundo não têm políticas que estimulem o uso de transportes públicos.
Ainda de acordo com a OMS, 10 países – Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito – concentram 62% das mortes no trânsito.
Todos os anos, o dia mundial ocorre no terceiro domingo de novembro. Em 2010, as atividades de mobilização para o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito no país estão sendo programadas diversas atividades pelo país, incluindo nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Palmas (TO).
Fonte: DN ONLINE
Acidentes marcam o Final de semana no Alto Oeste
O primeiro acidente foi registrado por volta das 00h40min de hoje (21), na RN 177, no Bairro Riacho do Meio em Pau dos Ferros/RN. A pessoa de Carlos Alberto de Sousa, que vinha da cidade do Encanto/RN com destino à Pau dos Ferros/RN, perdeu o controle da sua moto de placa MYN 7445/RN, vindo a cair e sofrer lesões corporais graves. Após ser atendido no Hospital Regional de Pau dos Ferros foi transferido para um hospital de Mossoró/RN.
Por volta das 02hs00min (21), na BR 405, próximo a IFRN, KM 154, uma colisão posterior envolveu as motocicletas de placas MYD 0102/RN, conduzida por Warley Litonie da Silva, 20 anos e MYR 2489/RN, conduzida por Miguel Henrique de Lima. Os mesmos sofreram fraturas, sendo socorridos para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, em seguida foram transferidos para Natal/RN. Também saiu ferida no acidente Ana Luana A. Alves, 20 anos.
Comerciante tem perna decepada e morre em acidente de trânsito em São Miguel/RN
Hoje (21), por volta de 00hs45min, o comerciante Vandilson Pinheiro da Silva, conhecido por Van, residente em São Miguel/RN trafegava na RN 177, sentido à São Miguel/RN e na localidade do Cocó da Nega, sua moto Honda 150 de placa 6869/RN foi colhida por um veículo tipo parati. Na colisão o comerciante teve sua perna decepada, tendo morte instantânea. Devido ao violento impacto, sua perna foi arremessada a aproximadamente 50 metros do local do corpo, sendo encontrada apenas ao amanhecer. O condutor da parati foi identificado como sendo o primo da vítima, que é conhecido como “Nem”, que também reside na cidade de São Miguel.
* com informações do blog nossoparanarn

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PRF prende um homem por crime de trânsito e outro por apresentar CNH falsa
A Polícia Rodoviária efetuou a prisão de duas pessoas no plantão desta quinta-feira (18). Ambas as detenções ocorreram na Grande Natal.
Edézio Farias da Fonseca, 39 anos, foi preso em São Gonçalo do Amarante, na BR-406 por entregar a direção da caminhonete Toyota/Bandeirante, placa KHD 7394/RN, a pessoa não habilitada.
Em Ceará-Mirim, na mesma BR, foi preso Dimas Bruno Soares Silva, 25 anos, condutor do caminhão Cargo 5032, placa GVQ 6280/MG. Dimas Bruno portava uma carteira de habilitação falsificada e foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.
Fonte: Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bebê de dois meses é o segundo a morrer do acidente na BR-304
O bebê Odílio Brás Sobral, de apenas dois meses de vida, morreu na tarde de domingo (14). Ele foi o segundo bebê envolvido no acidente entre dois veículos ocorrido na avenida do contorno da BR-304, em Mossoró, a 285 quilômetros de Natal, a morrer. Rebeca Lira Sobral, de 11 meses, faleceu ainda na manhã de domingo.
Colisão deixou seis feridos, sendo quatro da mesma famíliaSegundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN), o acidente ocorreu por volta das 7h do domingo e foi uma colisão frontal, provocada por uma ultrapassagem de risco. Um Escort azul de placas HUV-7124, de Aracati, no Ceará, e um Corsa vermelho com placas MXI-9765, de Mossoró, bateram após uma manobra proibida do Corsa. Oito pessoas se envolveram no acidente, sendo cinco da mesma família.
Ficaram com graves ferimentos: a jovem Iris de Souza Lira, 29, mãe de Rebeca, com fratura nas duas pernas; Onacir da Costa Sobral, 32, conhecido por “Nenego", casado com Íris, que teve escoriações em diversas partes do corpo e fratura em uma das pernas; Sara Raquel da Silva Sobral, de 8 anos de idade, sobrinha de “Nenego", com fratura nas duas pernas e perda de dentes; o jovem Epitácio Filho Lopes, 14, sobrinho de “Nenego", com fratura nas duas pernas e perda de tecidos. Todos esses estavam no Escort.
Os três que estavam no Corsa eram: Nizete Maximiniano, 27 anos, que teve fratura no fêmur; o bebê Odílio Bras Sobral, de 2 meses de idade, que sofreu uma forte pancada na cabeça e no abdômen, morreu na tarde de domingo; e Maria Lucineide Martins Lopes, 31. Na recepção do hospital regional Tarcísio Maia, para onde as vítimas foram levadas, foi grande o tumulto devido à intensa presença de familiares a procura de informações.
Tanto, que depois algumas vítimas tiveram que ser transferidas para outras unidades, como foi o caso de Odílio Brás, que foi encaminhado para o hospital Dix-Sept Rosado, também em mossoró, e morreu lá. Sara Raquel foi transferia para um hospital de Fortaleza.
Fonte:tribunadonorte.com.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Fiscalização de Trânsito em São Miguel/RN
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN), juntamente com policiais do Grupo Tático Operacional Rodoviário(GTOR) de Pau dos Ferros realizaram na manhã de hoje (10) uma grande operação na cidade de São Miguel, distante 430 KM de Natal, visando reduzir o altíssimo número de acidentes que ocorrem naquele município, causado em geral por pessoas que não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou em estado de embriaguez alcoólica. Também foi realizada campanha com o intuito de orientar os condutores com relação ao uso adequado da cadeirinha de segurança, inclusive com distribuição de panfletos. Foi possível visualizar diversas infrações de trânsito, dentre elas a que mais chama a atenção é o transporte de crianças menores de sete anos de idade nas garupas das motos, o que pode causar sérios danos a saúde destes, caso ocorra um acidente. As autoridades estão mobilizadas no sentido de garantir um trânsito seguro para aquela cidade.
criança entre dois adultos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PRF prende oito em final de semana no RN
A Polícia Rodoviária Federal efetuou a prisão de oito pessoas entre os dias 05 e 07. Foram realizados 349 testes de bafômetro, resultando na autuação de 11 condutores, dos quais cinco foram encaminhados a delegacias por cometerem crime de trânsito previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro - dirigir sob efeito de bebida alcoólica.
Outras três pessoas foram detidas por porte ilegal de arma de fogo: em Campo Redondo, no Km 135 da BR 226, às 09h40 do dia 06, foram apreendidas duas espingardas, uma calibre 24 e outra calibre 32. Foram presos por porte ilegal das armas, Wamberg Soares da Silva, 32 anos, e Franciélio Falcão, 23 anos.
Já em Santa Cruz, no Km 114 da mesma estrada, às 05h40 de ontem (07), foi preso Vicente Zacarias de Souza, 62 anos, pelo porte ilegal de uma espingarda calibre 32 com 07 munições.
Dos 37 acidentes registrados em estradas federais no RN neste fim de semana, um teve vítima fatal. João Batista Oliveira, 59 anos, conduzia sua motocicleta, por volta das 8h do dia 06, quando foi atingido por uma Nissan Frontier, na altura do km 123,3 da BR 101, no município de São José de Mipibu. O motociclista avançado a preferencial e acabou atingido fatalmente.
Fonte: Tribuna do Norte
Acidente com vítima fatal em Pau dos Ferros
Por volta das 17hs00min de ontem (07) foi registrado um grave acidente de trânsito no Perímetro Irrigado (Zona Rural do Município), o adolescente David Tomaz de Aquino Neto, 15 anos, residente no Sítio Morada Nova (Também Zona Rural da cidade), faleceu ao cair da motocicleta pilotada por João Paulo da Silva, 18 anos. Segundo o depoimento de João Paulo, os mesmos seguiam ao Sítio onde residem quando ao se aproximar da quadra de esportes do Perímetro Irrigado percebeu que o acelerador da moto apresentava defeito, pois estava enganchado, o que veio a ocasioanar a perda do controle do veículo e a consequente queda dos mesmos. David ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, porém devido a gravidade dos ferimentos, já chegou sem vida ao Unidade de Saúde, sendo em seguida encaminhado ao ITEP em Mossoró, a fim de ser necropsiado.
Ficam, assim, algumas indagações no ar. Será que o condutor era habilitado, eles estavam utilizando o capacete de forma correta, de quem é o veículo?
Fonte: com informações do blog nossoparanarn

sábado, 6 de novembro de 2010

Bandidos aderem à ‘moda’ das motonetas
A facilidade de comprar as chamadas motonetas, que custam até R$ 4 mil mais barato em relação às motocicletas, tem sido um dos principais atrativos para a explosão que esse tipo de veículo obteve em todo o Rio Grande do Norte. Porém, essa facilidade tem gerado preocupação das autoridades. Há muito tempo, um dos principais alvos da repressão policial tem sido a motocicleta. Porém, agora ela dá lugar às motonetas, menores e mais ágeis.
De acordo com o tenente-coronel Eliezer Rodrigues, comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar, os bandidos têm escolhido veículos como Biz, Pop e Traxx pela facilidade de locomoção, aliado aos baixos custos que esse tipo de veículo representa, se comparado a um carro ou uma motocicleta tradicional. Ele explica que devido às características desse tipo de veículo, a polícia encontra maior dificuldade para caçar e prender criminosos. No caso da Pop e da Traxx, por exemplo, o fato de não terem machas - são automáticas -, aumenta ainda mais a velocidade no momento da fuga.
No Batalhão da Polícia Militar de Mossoró, abordar motocicletas, principalmente se estiverem com dois homens, é uma recomendação antiga. É que grande parte dos crimes registrados não só em Mossoró, mas em todo o Rio Grande do Norte, é cometida com uso de motocicleta. São veículos ágeis e, por isso, difíceis de serem seguidos. Agora a recomendação é direcionada para essas motos menores, ainda mais ágeis que as tradicionais. Não existe uma estatística oficial, mas a maioria dos crimes, sejam assaltos, homicídios ou outros, é praticada com motos - por isso toda a preocupação.
O oficial militar lembra ainda que esse tipo de veículo é bastante utilizado pelos bandidos, como também é extremamente procurado - neste caso colocando seus condutores em risco. Eliezer explica que muitas pessoas têm adquirido esse tipo de veículo ciclomotor para se locomover no dia-a-dia e também na tentativa de fugir dos transportes coletivos, tendo assim um pouco mais de segurança, mas acabam esquecendo de adotar cuidados básicos. Um deles é evitar desvios, que muitas vezes implicam em trafegar por locais de difícil acesso, pouca iluminação e diversos outros agravantes.
"Ele acha que, por estar de motocicleta, pode andar por lugares ermos, de periculosidade avançada... Ou seja, quer encurtar o caminho e se coloca na situação de vítima. Isso também tem que ser analisado e levado em consideração pelos condutores de motocicletas", comenta o tenente-coronel, acrescentando que os proprietários desse tipo de veículo devem tentar se prevenir. "Geralmente, essas pessoas são roubadas e levadas como refém. Elas são deixadas em locais afastados, sem ter como se comunicar e isso dificulta uma resposta mais enérgica por parte da polícia", alerta. (por AR)
Ciclomotores na ‘mira’ da fiscalização
Eles ainda se sobrepõem ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas este período pode estar prestes a acabar. Sem registro e gozando de total liberdade para cometer infrações sem resultar em multas aos seus condutores, os famosos ciclomotores ganharam espaço e adeptos em todas as cidades do Rio Grande do Norte.
No entanto, essa popularidade pode estar com os dias contados. Isso porque a Polícia Militar planeja realizar um trabalho de fiscalização para exigir o registro obrigatório para o veículo, ação já prevista no CTB, mas que ainda não passa de teoria no território potiguar.
Os ciclomotores fazem parte daquele grupo que todos conhecem seu nome popular, mas poucos os reconhecem pelo nome oficial. Por isso, talvez fique mais fácil ser chamados de "cinquentinhas", numa referência aos seus motores com, no máximo, 50 cilindradas.
São aquelas "mobiletes" ou aquelas motonetas de menor porte, que devido ao seu preço acessível e formas de pagamento elásticas, caíram no gosto de muitos, agora, ex-pedestres.
A popularidade, inclusive, deve-se também ao desconhecimento de muitos condutores das obrigatoriedades que precisam arcar ao adquirirem um veículo como esse. "O problema é que muita gente está comprando ciclomotores acreditando que não é preciso emplacar, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e podem andar livremente, sem capacete, até. Contudo, isso não é possível. Pelo menos, não deverá ser mais", afirma o comandante do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, capitão da PM Cláudio Augusto.
Segundo ele, por enquanto será feito um trabalho de conscientização e informação à população sobre o que é preciso ter e usar para conduzir um ciclomotor. No entanto, em um futuro próximo, a intenção é começar um trabalho firme de fiscalização e até apreensão dos veículos irregulares. "Neste momento será para informação e, mais na frente, começaremos o trabalho ostensivo, de fiscalização e policiamento", adianta.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, assim como motos de maior potência, carros, ônibus e caminhões, os ciclomotores precisam ser registrados junto ao Detran local, estarem licenciados e só poderão ser conduzidos por pessoas habilitadas e, consequentemente, maiores de 18 anos. "Atualmente, vemos que esse veículo popularizou-se principalmente entre os jovens. Inclusive, adolescentes. Muitos pais compram esses veículos para os filhos acreditando que eles não precisam de CNH para conduzi-los, embora isso não seja realidade. Precisam sim", reforça o capitão. (por CM)
Fonte: Jornal de Fato

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Condenado por embriaguez ao volante
O acórdão trata do julgamento de recurso de apelação criminal onde o réu foi condenado por estar dirigindo sob a influência de álcool, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem e gerando perigo de dano.
O réu apelou da sentença querendo buscar a nulidade do processo em face de defeito na citação, bem como postulou a absolvição com fundamento na fragilidade do conjunto probatório.
Consta no voto do relator que dirigir embriagado em local público, ofende à segurança viária, sentimento que é comum a todos que se vêm sujeitos a transitar por essas vias, repletas de máquinas de transporte potencialmente perigosas e que, portanto, têm o direito a que sejam obedecidas a normas de segurança da circulação, cabendo ao Estado estabelecê-las, antecipando-se ao potencial dano físico a alguém.
Consta ainda no voto do relator que o condutor envolveu-se em acidente de trânsito, o perigo deixou de ser meramente potencial, tornando-se efetivo e, somente por sorte não se ofendeu a incolumidade física de outras pessoas.
O relator votou pelo não provimento do recurso. A decisão foi unânime.
Fonte: Equipe Trânsito Brasil
Projeto cria novo seguro obrigatório para dono de automóvel
Brasília – DF (04.11). A Câmara analisa projeto que obriga os proprietários de automóveis a contratarem um seguro de responsabilidade civil por danos materiais causados a terceiros, com cobertura de até R$ 10 mil.
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Brasília – DF (04.11). A Câmara analisa o Projeto de Lei 7488/10, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que obriga os proprietários de automóveis a contratarem um seguro de responsabilidade civil por danos materiais causados a terceiros, com cobertura de até R$ 10 mil.
Para o deputado, a medida complementará o objetivo do DPVAT, que é o seguro obrigatório que cobre danos pessoais provocados pelos proprietários de automóveis contra terceiros. Pela proposta, as indenizações por danos materiais serão pagas independentemente da responsabilidade do proprietário do veículo, cabendo à seguradora o direito de regresso contra o responsável.
"Tal como acontece hoje em relação ao DPVAT, a emissão do certificado anual de licenciamento estará condicionada ao pagamento do novo seguro", explicou Dr. Rosinha. "Se o proprietário do veículo for flagrado sem esse documento, que é de porte obrigatório, ficará sujeito a multa e a retenção do veículo até a regularização da situação", acrescentou.
A proposta muda a Lei 6194/74, que trata sobre o DPVAT.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 505/91, do ex-deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), que acaba com a obrigatoriedade do DPVAT e está pronto para ser votado em Plenário.
Fonte: Agência Câmara